Repository logo
 
Publication

Estratégia digital de comunicação interna na TAP Air Portugal : estudo de caso da intranet

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAfonso, Carla Susana Moiteiro Ganito
dc.contributor.authorRamos, Mariana Martins
dc.date.accessioned2022-04-04T09:21:28Z
dc.date.available2022-04-04T09:21:28Z
dc.date.issued2021-03-20
dc.date.submitted2020-11
dc.description.abstractCada vez mais o digital é uma realidade conhecida por todos, tornando-se quase como uma imposição para as organizações de modo a garantir o seu sucesso. Assim, uma organização para conseguir sobreviver num mercado competitivo, caracterizado por contantes mudanças tem de criar estratégias adequadas para enfrentar as inovações tecnológicas. Particularmente, a Comunicação Interna foi das áreas que mais se transformou com a tecnologia. Atualmente inclui na sua comunicação ferramentas digitais que visam aumentar a relação de proximidade entre organização e colaboradores, tais como a intranet, foco desta investigação. O presente relatório tem por base o estágio de seis meses que decorreu na TAP Air Portugal, na área de Comunicação Interna. A pergunta de partida que orientou toda a investigação foi a de perceber qual a importância da intranet na Comunicação Interna na TAP, tendo sido estabelecidos os seguintes objetivos: perceber o funcionamento da intranet e contributos da mesma para uma boa comunicação dentro da organização e compreender a importância da intranet junto de todos os colaboradores da empresa. Para tal, optou-se por um Estudo de Caso, tendo sido realizadas entrevistas a trabalhadores dos vários departamentos da empresa. Os resultados deste estudo apontam para a importância da Comunicação Interna e da intranet, como meio de partilha de informação e como uma ferramenta de apoio às tarefas diárias dos colaboradores.pt_PT
dc.description.abstractIncreasingly the digital is a reality known by all, becoming almost like an imposition for organizations in order to guarantee their success. In this way, an organization to be able to survive in a competitive market, characterized by constant changes has to create adequate strategies to face the technological innovations. Particularly, Internal Communication was one of the areas that has transformed the most due to technology. Nowadays their communication includes digital tools that aim to increase the relationship of proximity between the organization and employees, such as the intranet, the focus of this research. This report is based on the six-month internship at TAP Air Portugal, in the Internal Communication area. The starting question that guided all the research was to understand the importance of the intranet in the Internal Communication at TAP with the following objectives: to understand the functioning of the intranet and its contributions to a proper communication within the organization and to understand the importance of the intranet to all employees of the company. To this end, a Case Study was chosen and interviews were conducted with employees from the various departments of the company. The results of this study point to the importance of internal communication and the intranet, as a means of sharing information and as a tool that supports employees’ daily tasks.pt_PT
dc.identifier.tid202730581pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37239
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação internapt_PT
dc.subjectEstratégia digitalpt_PT
dc.subjectIntranetpt_PT
dc.subjectTAP Air Portugalpt_PT
dc.subjectInternal communicationpt_PT
dc.subjectDigital strategypt_PT
dc.titleEstratégia digital de comunicação interna na TAP Air Portugal : estudo de caso da intranetpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202730581.pdf
Size:
6.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format