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Acquisition game made simple : Sony buys game publisher Electronic Arts

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAssunção, António Borges de
dc.contributor.authorHovestädt, Jens Harry
dc.date.accessioned2023-03-20T14:42:02Z
dc.date.available2023-03-20T14:42:02Z
dc.date.issued2022-06-29
dc.date.submitted2022-06
dc.description.abstractThe gaming market, with a market volume of $300.0 billion and 2.7 billion gamers worldwide, is driven by industry consolidation and megatrends. Video game industry leader Sony must react to defend its market position. Therefore, this thesis deals with the question whether an acquisition of the American game manufacturer EA by the Japanese technology company Sony makes sense and what is a reasonable offer price. Through the valuation of Sony, EA, and the combined companies, an offer price of $159.2 (premium of 32.6% over 02.05.2022 share price of $120.0) is set in a friendly takeover. The capital requirement of $49.7 billion will be paid by Sony 60.0% ($29.8 billion) through cash reserves and 40.0% ($19.9 billion) through newly raised debt. The acquisition results in total synergies of $25.8 billion. After deducting the premium and transaction and integration cost, synergies of $6.3 per 1.2 billion fully diluted shares remain outstanding to Sony's shareholders. The transaction is on average 12.4% accretive to Sony's shareholders and delivers significant value to both companies from a strategic and financial perspective.pt_PT
dc.description.abstractO mercado do jogo, com um volume de mercado de $300,0 mil milhões e 2,7 mil milhões de jogadores em todo o mundo, é impulsionado pela consolidação da indústria e pelas megatendências. A Sony, líder da indústria dos jogos de vídeo, tem de reagir para defender a sua posição no mercado. Portanto, esta tese trata da questão de saber se uma aquisição do fabricante americano de jogos EA pela empresa tecnológica japonesa Sony faz sentido e qual é um preço de oferta razoável. Através da avaliação da Sony, EA, e das empresas combinadas, um preço de oferta de $159,2 (prémio de 32,6% sobre 02.05.2022 preço da acção de $120,0) é fixado numa aquisição amigável. O EV a pagar de $49,7 mil milhões será pago pela Sony 60,0% ($29,8 mil milhões) através de reservas em dinheiro e 40,0% ($19,9 mil milhões) através de dívidas recentemente contraídas. A aquisição resulta em sinergias totais de $25,8 mil milhões. Após dedução do prémio e do custo de transacção e integração, as sinergias de $6,3 por $1,2 mil milhões de acções totalmente diluídas ficam em circulação para os accionistas da Sony. A transação permite, em média, um acréscimo de 12,4% nos lucros por acção para os acionistas da Sony e proporciona um valor significativo a ambas as empresas, quer de uma perspetiva estratégica quer financeira.pt_PT
dc.identifier.tid203132009pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40633
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectMergers & acquisitionspt_PT
dc.subjectGaming industrypt_PT
dc.subjectCompany valuationpt_PT
dc.subjectFusões e aquisiçõespt_PT
dc.subjectIndústria de jogospt_PT
dc.subjectAvaliação de empresaspt_PT
dc.titleAcquisition game made simple : Sony buys game publisher Electronic Artspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Finançaspt_PT

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