Publication
Educação social, vulnerabilidade humana e toxicodependência : salas de consumo assistido como lugares de acolhimento sociopedagógico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 03:Saúde de Qualidade | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | |
dc.contributor.advisor | Baptista, Isabel Maria de Carvalho | |
dc.contributor.author | Alves, Liliana Sofia Pereira | |
dc.date.accessioned | 2025-05-16T10:29:29Z | |
dc.date.available | 2025-05-16T10:29:29Z | |
dc.date.issued | 2025-04-23 | |
dc.date.submitted | 2025-03 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação, intitulada «Educação Social, Vulnerabilidade Humana e Toxicodependência – “Salas de Consumo Assistido” como Lugares de Acolhimento Sociopedagógico», está inserida no Mestrado em Ciências da Educação – área de especialização em Pedagogia Social, na qual se pretendeu conhecer o funcionamento das “salas de consumo assistido”, naquilo que se refere especificamente à aplicação de medidas de acolhimento de carácter pedagógico. Para tal, para efeitos de fundamentação do quadro teórico, são abordados conceitos da Pedagogia Social e da Educação Social, nomeadamente no que diz respeito à intervenção junto de pessoas em situação de vulnerabilidade. Deste modo é exposto, na primeira parte, um conjunto de conteúdos teóricos considerados relevantes, como a educação no seculo XXI, os direitos humanos, a vulnerabilidade humana. Na segunda parte é apresentado o estudo empírico, cujos objetivos específicos possibilitaram a identificação dos princípios orientadores da organização das “salas de consumo assistido”, tentando aferir sobre as perceções dos atores sobre as práticas de acolhimento sociopedagógico. Em termos metodológicos optou-se por uma abordagem qualitativa, configurando uma aproximação a estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista a um elemento da equipa técnica, tendo por base todos os procedimentos ético-metodológicos necessários. Os resultados obtidos indiciam a existência de práticas de acolhimento sociopedagógico nas “salas de consumo assistido”, sendo identificadas ainda oportunidades de desenvolvimento e melhoria de processos. | por |
dc.description.abstract | This thesis, which is entitled «Social Education, Human Vulnerability and Drug Addiction – “Assisted Consumption Rooms” as Social and Pedagogical Reception Places», leads to the Master’s Degree in Educational Sciences – specialization in Social Pedagogy. It aimed to understand the functioning of “drug consumption rooms”, regarding specifically their implementing pedagogical reception measures. For this purpose, concepts of Social Pedagogy and Social Education are addressed, substantiating the theoretical framework, regarding the intervention with people in vulnerable situations. Thus, the first part presents a set of theoretical contents considered relevant to guide the research is initially exposed, such as education in the 21st century, human rights, human vulnerability. The second part presents the empirical study, which defines specific objectives that enable the identification of the guiding principles of the organization of the “drug consumption room”, trying to assess the actors’ perceptions of social and pedagogical reception practices. In methodological terms, it was chosen the qualitative methodology, configuring an approach to a case study. The data were collected through an interview with a member of the technical team of the drug consumption room, based on all the necessary ethical and methodological procedures. The results indicate the existence of social and pedagogical reception practices in “drug consumption rooms” and identifying opportunities for development and improvement of processes. | eng |
dc.identifier.tid | 203941373 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/53288 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Pedagogia social | |
dc.subject | Educação social | |
dc.subject | Pessoas em condição de toxicodependência | |
dc.subject | Salas de consumo assistido | |
dc.subject | Social pedagogy | |
dc.subject | Education sciences | |
dc.subject | People in a drug addiction condition | |
dc.subject | Assisted consumption room | |
dc.title | Educação social, vulnerabilidade humana e toxicodependência : salas de consumo assistido como lugares de acolhimento sociopedagógico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação |