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A educação para a autonomia na terceira idade : o direito de aprender ao longo da vida : II ciclo de estudo em gerontologia social aplicada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociais
dc.contributor.advisorAntunes, Maria da Conceição
dc.contributor.authorPinto, Cláudia Marta Rodrigues
dc.date.accessioned2015-06-01T08:34:12Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractPodemos constatar que o envelhecimento da população traz uma modificação no status do indivíduo e no seu relacionamento com as outras pessoas. Este facto aporta algumas consequências para a vida do idoso, tais como: mudanças de papéis na família, no trabalho e na sociedade; dificuldade em adaptar-se a esses novos papéis; diminuição da sua autoestima; falta de motivação e dificuldade em planear o futuro; depressão; perdas orgânicas, físicas, afetivas e sociais; e dificuldade em aceitar orientações para a resolução de problemas. Perante esta realidade, é comum assistirmos a um isolamento da pessoa idosa, que passa o dia em frente a um televisor, sem interagir com ninguém. Desta forma, aos poucos, a sua memória vai enfraquecendo e as suas possibilidades de diálogo diminuem de dia para dia. O presente estudo, cujo tema é a Educação para a Autonomia na Terceira Idade: o Direito de Aprender ao Longo da Vida, pretende demonstrar que, através de um Programa Educativo, esta tendência pode ser invertida. O idoso poderá enriquecer-se intelectualmente, tendo a oportunidade de relembrar as suas experiências, utilizando-as como troca de saberes e transformando-as numa nova forma de participar socialmente, mediante uma interação positiva.por
dc.description.abstractWe can see that aging population brings a change in the status of the elderly and its relationship with other people. This brings some consequences for the lives of the elderly, such as: roles changing in the family, at work and in society; difficulty in adapting to these new roles, decreased self-esteem, lack of motivation and difficulty in planning the future, depression, organic, physical, emotional and social skills losses, and difficulty in accepting guidance for troubleshooting. Given this reality, it is common to watch a isolation of the elderly, who spends all day in front of a TV, without interacting with anyone else. Thus, gradually, his memory will weaken and decrease his chances of dialogue from day to day. This study, whose theme is Education for Autonomy in Old Age: The Right of Lifelong Learning, aims to demonstrate that, through an Educational Program, this tendency can be reversed. The elderly may enrich themselves intellectually, having the opportunity to recall their experiences, using them as exchange of knowledge and transforming them into a new way to participate socially, through positive interaction.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/17782
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectEducação de idosospor
dc.subjectEducação ao longo da vidapor
dc.subjectTerceira idadepor
dc.subjectGerontologiapor
dc.subjectPrograma Educativopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectAdult educationpor
dc.subjectSeniors educationpor
dc.subjectLifelong educationpor
dc.subjectSeniorspor
dc.subjectGerontologypor
dc.subjectEducation programpor
dc.subjectAutonomypor
dc.titleA educação para a autonomia na terceira idade : o direito de aprender ao longo da vida : II ciclo de estudo em gerontologia social aplicadapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Gerontologia Social Aplicada

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