Repository logo
 
Publication

Professora e gestora pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorAraújo, Joaquim Machado
dc.contributor.authorCoimbra, Lídia Maria Costa Ferreira Espada
dc.date.accessioned2014-07-14T13:52:21Z
dc.date.available2014-07-14T13:52:21Z
dc.date.issued2014-03-07
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractEste Relatório está estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo, descreve-se todo o percurso pessoal e profissional da sua autora, nomeadamente as marcas deixadas pelos seus professores, as hesitações, as decisões, a mobilidade, a profissionalização e a estabilização, o exercício de cargos e funções de gestão pedagógica intermédia e a formação e valorização profissional. No segundo capítulo são revisitados alguns autores que sustentam a análise do percurso pessoal e profissional e ajudam a compreender o processo de construção pessoal da identidade profissional como docente, incidindo sobretudo nas dimensões pessoais e colectivas da docência, os padrões de trabalho docente, a investigação na e pela ação e a prática reflexiva, bem como a motivação profissional e a relação pedagógica. No terceiro capítulo, é abordada a liderança escolar e realçada a liderança distribuída em contexto escolar, a partir da qual se reflete sobre a direção de turma, a coordenação de departamento e a coordenação de ciclo, funções de gestão intermédia exercidas pela autora. Este relatório conclui enfatizando a importância de uma liderança distribuída na escola e a necessidade de uma cultura de aprendizagem do professor associada à colaboração e à entreajuda dos professores.por
dc.description.abstractThis report is structured in three chapters. The first chapter describes the entire personal and professional career of its author, in particular, the marks left by her teachers, the hesitations, the decisions, the mobility, the professionalization and the stabilization, the working positions and functions of intermediate pedagogical management and training and professional development. In the second chapter, some authors are reviewed for supporting the personal and professional path analysis and to help understand the process of building staff professional identity, as a teacher, focusing especially on the personal and collective dimensions of teaching, teaching work patterns, and the actual research and reflective practice, as well as, professional motivation and the pedagogical relationship. The third chapter is addressed to school leadership and enhances the distributed leadership in school context, from which is reflected on the leadership of a class, Department coordination and coordination of management functions, intermediate cycle performed by the author. This report concludes by emphasizing the importance of a distributed leadership in the school and the need for a learning culture of the teacher associated with the collaboration and assistance of other teachers.por
dc.identifier.tid201498413
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/14815
dc.language.isoporpor
dc.subjectGestão pedagógicapor
dc.subjectPrática reflexivapor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectColaboração docentepor
dc.subjectPedagogical managementpor
dc.subjectReflective practicepor
dc.subjectLeadershippor
dc.subjectTeacher collaborationpor
dc.titleProfessora e gestora pedagógicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201498413.pdf
Size:
704.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: