Repository logo
 
Publication

Transformando o contexto de aprendizagem : o papel das literacias emergentes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Júlia Fátima Domingues Basto de
dc.contributor.authorRosário, Clara Sofia Morgado Vaz
dc.date.accessioned2020-01-28T11:55:41Z
dc.date.issued2018-07-04
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractEste estudo situa-se no domínio científico da Pedagogia da Infância, na família das pedagogias participativas, especificamente na Pedagogia-em-Participação. Foca-se na transformação das experiências educativas proporcionadas às crianças no âmbito da integração lúdica de literacias, ou seja, das diferentes áreas de aprendizagem, em consequência de processos de transformação do ambiente educativo. Do ponto de vista metodológico, enquadra-se no paradigma de investigação qualitativa e participante, sob a metodologia de uma investigação-ação. Neste estudo partilha-se uma jornada (vivenciada no Centro Infantil Olivais Sul, em Lisboa) através da narração sequencial das vivências quer das crianças, do ponto de vista das suas aprendizagens integradas em contexto lúdico, quer da educadora e investigadora, do ponto de vista do seu desenvolvimento profissional. As reflexões baseadas na análise dos dados apontam para a existência de uma relação positiva entre os processos de transformação do ambiente educativo, a presença de critérios de ludicidade e as experiências de aprendizagem realizadas pelas crianças e pelo adulto.pt_PT
dc.description.abstractThis study fits in the scientific domain of Childhood Pedagogy, within the family of participatory pedagogies, specifically Pedagogy-in-Participation. It focus the transformation of educational experiences provided to children regarding a ludic integration of literacies, that is the different learning areas, as a result of transforming the educational environment. From the methodological point of view, it fits the qualitative and participatory paradigm developed through an action-research metodology. On this study it is shared a journey (lived in Centro Infantil Olivais Sul, in Lisbon) through a sequencial narration of both children’s experiencies, regarding their integrated learnings on a ludic context, and teacher’s and investigator’s experiencies, concerning it’s professional development. The reflections based on data analysis point to the existence of a positive relation between the processes of transforming the educational environment, the presence of ludic criterias and the learning experiencies of both children and the adult.pt_PT
dc.identifier.tid201986884pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/29368
dc.language.isoporpt_PT
dc.titleTransformando o contexto de aprendizagem : o papel das literacias emergentespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação de Infânciapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Transformando o contexto de aprendizagem, o papel das literacias emergentes.pdf.pdf
Size:
2.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: