Publication
A autonomia nas escolas da Região Autónoma da Madeira : reflexão sobre a autonomia possível nas escolas a tempo inteiro do 1º ciclo
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Estêvão, Carlos Alberto Vilar | |
dc.contributor.author | Barreira, Lucinda Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2018-01-25T17:18:16Z | |
dc.date.issued | 2018-01-17 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | organização na qual existem relações entre vários intervenientes e que esta depende, substancialmente, do poder emanado do estado que legisla e regula a sua atuação. Todos sabemos que a escola está, hoje, muito dependente do suporte legislativo do estado apesar da proclamada autonomia da mesma, mantendo os principais intervenientes no processo de ensino e aprendizagem à margem da participação das sucessivas alterações legislativas e administrativas que têm vindo a ser implementadas no sistema educativo nacional. Desde o final da década de oitenta que temos vindo a assistir a um conjunto de reformas educativas relacionadas com a mudança do papel do Estado na educação. Na Região Autónoma da Madeira (RAM), desde 1979, e com a consagração da sua autonomia político-administrativa, o Governo da República transferiu para a região, competências nos domínios da educação e investigação científica. Desde a publicação do Decreto Legislativo Regional n.º 21/2006/M que alterou o Decreto Legislativo Regional n.º 4/2000/M, que aprovou o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos de educação e de ensino públicos na RAM, este diploma não foi, ainda, aplicado na íntegra aos estabelecimentos de educação e do 1º Ciclo do Ensino Básico. O referido decreto remete a sua aplicação a estes estabelecimentos de educação e ensino num momento posterior mas, volvidos dez anos da sua implementação nos restantes setores continua sem aplicação no 1ºCEB. Apesar disso, este setor, na Região Autónoma da Madeira, tem sido alvo de várias transformações na sua orgânica interna pela reestruturação que tem sido levada a cabo no âmbito do chamado “movimento anual da rede escolar”. As escolas deveriam ser entendidas, na atualidade, como organizações autónomas e reflexivas com competência e responsabilidade necessárias e suficientes, para poderem tomar decisões importantes e decisivas em questões essenciais da sua atividade. A palavra autonomia é hoje proferida por todos os que estão direta ou indiretamente ligados ao sistema educativo, mas a seu conceito e dimensões não têm sido percecionados por todos de igual forma. O que nos propomos com este trabalho é analisar alguns desses conceitos, a sua evolução e de que forma (s) é ela percecionada e vivida em especial nas escolas do 1º Ciclo da Região Autónoma da Madeira | pt_PT |
dc.description.abstract | When we approach the theme of education, we are aware that the school is an organization in which there are relations between various players and this depends substantially on the power emanated from the state that legislates and regulates their action. We all know that today the school is very dependent on the legislative support of the state despite the so-called autonomy of the state, keeping the main players in the teaching and learning process on the fringes of the participation of successive legislative and administrative changes that have been in the Education system. Since the late eighties we have been witnessing a set of educational reforms related to the changes with regards to the role of the state in education. In the Autonomous Region of Madeira (RAM), since 1979, and with the establishment of its politicaladministrative autonomy, the Government of the Republic has transferred to the Region competences in the fields of education and scientific research. Since the publication of Regional Legislative Decree 21/2006 / M, which amended Regional Legislative Decree No. 4/2000 / M, which approved the autonomous administration and management of the public education and teaching establishments in the RAM, this diploma has not yet been fully applied to educational establishments and the Primary Education(KS1). The aforementioned decree refers to its application to these educational and teaching establishments at a later date but, after ten years of its implementation in other sectors, it has stillbeen applied in the primary education (KS1). Despite this, this sector in the Autonomous Region of Madeira has undergone several changes in its internal structure due to the restructuring that has been carried out under the so-called "annual movement of the school network". Schools should now be understood as autonomous and reflective organizations with sufficient competence and responsibility to be able to make important and decisive decisions on key issues of their activity. The word autonomy is now proclaimed by all those who are directly or indirectly connected to the educational system, but its concept and dimensions have not been perceived by all in the same manner. What we propose with this work is to analyze some of these concepts, their evolution and in what form(s), it is perceived and lived, especially in the primary schools (KS1) of the Autonomous Region of Madeira. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201821427 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/23997 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Administração | pt_PT |
dc.subject | Gestão | pt_PT |
dc.subject | RAM | pt_PT |
dc.subject | 1º CEB | pt_PT |
dc.title | A autonomia nas escolas da Região Autónoma da Madeira : reflexão sobre a autonomia possível nas escolas a tempo inteiro do 1º ciclo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatorio de Atividade Profissional de Lucinda Ribeiro Barre.pdf
- Size:
- 1.25 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: