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Barreiras à internacionalização : o caso das empresas portuguesas no mercado belga

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Abstract(s)

As empresas portuguesas têm-se tornado cada vez mais internacionais, quer por necessidade, devido ao contexto desfavorável vivido em Portugal (e no resto do mundo), nos últimos tempos, quer devido ao progresso tecnológico que possibilitou a globalização dos mercados internacionais. Contudo, ainda continuam a existir bastantes barreiras à internacionalização empresarial. Posto isto, um dos principais objetivos desta tese é compreender quais são as principais barreiras à internacionalização no mercado belga (uma vez que o meu estágio teve lugar na Embaixada de Portugal em Bruxelas), para as empresas portuguesas. A diplomacia económica tem sido cada vez mais reconhecida como um instrumento para eliminar barreiras à internacionalização. Neste contexto, esta tese tem, também, o objetivo de averiguar qual o papel da embaixada e da delegação da AICEP nesta matéria. Para alcançar estes dois objetivos foi realizado um questionário online a empresas portuguesas presentes no mercado belga através de diferentes formas de internacionalização, e entrevistas às duas entidades de diplomacia económica referidas acima. As conclusões do estudo apontam como principais dificuldades e necessidades, para as empresas portuguesas neste mercado, o estabelecimento de contactos e parcerias com empresas belgas, assim como a falta de informação relacionadas com o mercado. Recomendando-se um aumento da cooperação da AICEP e da Embaixada com entidades privadas, como Câmaras de Comércio e Associações Empresariais, para que estes serviços (de informação) sejam fornecidos de uma forma mais eficiente.
Portuguese companies have become increasingly international, by necessity, due to the unfavorable context in Portugal (and the rest of the world) in recent times, or due to the technological progress that has made possible the globalization of international markets. However, there are still many barriers to business internationalization. That said, one of the main objectives of this thesis is to understand the main barriers to internationalization in the Belgian market (since my internship took place at the Portuguese Embassy in Brussels), for Portuguese companies. Economic diplomacy has been increasingly recognized as an instrument to remove barriers to internationalization. In this context, this thesis also has the objective of ascertaining the role of the embassy and the AICEP delegation in this matter. To achieve these two objectives, an online questionnaire was conducted for Portuguese companies in the Belgian market through different modes of internationalization, and interviews with the two economic diplomacy entities mentioned above. The conclusions of the study point out as the main difficulties and needs, for Portuguese companies in this market, the establishment of contacts and partnerships with Belgian companies, as well as the lack of information related to the market. It is recommended to increase the cooperation of AICEP and the Embassy with private entities, such as Chambers of Commerce and Business Associations, so that these (information) services are provided in a more efficient way.

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Keywords

Business internationalization Barriers to internationalization Forms of internationalization Economic diplomacy Internacionalização empresarial Barreiras à internacionalização Formas de internacionalização Diplomacia económica

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