Repository logo
 
Publication

A pedagogia do serviço e o carisma vicentino : educar para uma ecologia integral : uma proposta educativa a partir da reflexão sobre as Unidades Letivas do 6.º ano

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorFontes, Paulo Fernando de Oliveira
dc.contributor.advisorCarvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá
dc.contributor.authorVarela, Cristina Maria Rodrigues
dc.date.accessioned2024-10-30T10:02:21Z
dc.date.embargo2025-04-30
dc.date.issued2024-09-26
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO Relatório Final apresentado resulta do trabalho realizado e desenvolvido durante o Mestrado em Ciências Religiosas, a partir da Prática de Ensino Supervisionada realizada no Externato da Luz, em Lisboa, numa turma do 6º ano. As Unidades Letivas da lecionação foram “Jesus um homem para os outros” e “A Partilha do Pão”. As temáticas propostas para o 6º ano em Educação Moral Religiosa Católica partem duma perspetiva antropológica da pessoa humana, a dimensão do “ser”, tendo o exemplo de Jesus como “pano de fundo”, e no horizonte temas como a fome, a pobreza e a crise ambiental, que são abordados na última UL “a partilha do Pão”, e propõem-se desenvolver competências para o exercício de uma plena cidadania, de respeito pelas diferenças e direitos dos outros e também o despertar nos alunos de uma apetência pela “transcendência”. Na reflexão apresentada, destaca-se o serviço ao próximo, sobretudo aos que se encontram nas periferias, os que sofrem mais com a crise ambiental. A educação é um serviço e o caminho para a humanização da sociedade, cujos desafios ecológicos requerem que a escola eduque para o serviço solidário, como forma de resgatar a humanidade de uma cultura do descartável, do consumo desenfreado e que não reconhece a sacralidade da natureza, como dom. Por isso, propus-me a empreender um estudo sobre temáticas como “Causas antropológicas da crise Ecológica” e “Educação ecológica integral”, e a apresentar o “Carisma Vicentino” e a “Pedagogia do Serviço” como propostas e instrumentos para uma eficaz humanização da Educação e da sociedade.pt_PT
dc.description.abstractThe Final Report presented results from the work carried out and developed during the Master's Degree in Religious Sciences, including Supervised Teaching Practice, carried out at Externato da Luz, in Lisbon, in a 6th year class. The topics covered were: “Jesus a man for others” and “The Sharing of Bread”. The themes proposed for the 6th year at EMRC ( Catholic Religion and Moral Education) start from an anthropological perspective of the human person, the dimension of “being”, with the example of Jesus as a “backdrop”, and on the horizon themes such as hunger, poverty and the environmental crisis, which are covered in the last UL “the sharing of bread”, aim to develop skills for the exercise of full citizenship, respect for the differences and rights of others and also to awaken in students an appetite for “transcendence”. In the reflection presented, service to others is highlighted, especially those who are in the peripheries, those who suffer the most from the environmental crisis. Education is a service and the path to the humanization of society, whose ecological challenges require the school to educate for solidarity service, as a way of rescuing humanity from a culture of disposability, of unbridled consumption that does not recognize the sacredness of nature, as a gift. Therefore, I set out to undertake a study on themes such as “Anthropological Causes of the Ecological Crisis” and “Integral Ecological Education”, and to present the “Vincentian Charism” and “Pedagogy of Service” as proposals and instruments for an effective humanization of Education and society.pt_PT
dc.identifier.tid203713052pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/47071
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEMRC: educação ecológica integralpt_PT
dc.subjectAntropologiapt_PT
dc.subjectLaudato Sípt_PT
dc.subjectJesuspt_PT
dc.subjectCuidadopt_PT
dc.subjectHumanizaçãopt_PT
dc.subjectServiçopt_PT
dc.subjectPeriferiaspt_PT
dc.subjectCarisma vicentinopt_PT
dc.subjectPedagogia do serviçopt_PT
dc.subjectEMRC: integral ecological educationpt_PT
dc.subjectAnthropologypt_PT
dc.subjectJesuspt_PT
dc.subjectCarefulpt_PT
dc.subjectHumanizationpt_PT
dc.subjectServicept_PT
dc.subjectPeripheriespt_PT
dc.subjectVincentian charismapt_PT
dc.subjectService pedagogypt_PT
dc.titleA pedagogia do serviço e o carisma vicentino : educar para uma ecologia integral : uma proposta educativa a partir da reflexão sobre as Unidades Letivas do 6.º anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203713052.pdf
Size:
4.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: