Publication
A pedagogia do serviço e o carisma vicentino : educar para uma ecologia integral : uma proposta educativa a partir da reflexão sobre as Unidades Letivas do 6.º ano
datacite.subject.fos | Humanidades::Filosofia, Ética e Religião | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fontes, Paulo Fernando de Oliveira | |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá | |
dc.contributor.author | Varela, Cristina Maria Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T10:02:21Z | |
dc.date.embargo | 2025-04-30 | |
dc.date.issued | 2024-09-26 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.description.abstract | O Relatório Final apresentado resulta do trabalho realizado e desenvolvido durante o Mestrado em Ciências Religiosas, a partir da Prática de Ensino Supervisionada realizada no Externato da Luz, em Lisboa, numa turma do 6º ano. As Unidades Letivas da lecionação foram “Jesus um homem para os outros” e “A Partilha do Pão”. As temáticas propostas para o 6º ano em Educação Moral Religiosa Católica partem duma perspetiva antropológica da pessoa humana, a dimensão do “ser”, tendo o exemplo de Jesus como “pano de fundo”, e no horizonte temas como a fome, a pobreza e a crise ambiental, que são abordados na última UL “a partilha do Pão”, e propõem-se desenvolver competências para o exercício de uma plena cidadania, de respeito pelas diferenças e direitos dos outros e também o despertar nos alunos de uma apetência pela “transcendência”. Na reflexão apresentada, destaca-se o serviço ao próximo, sobretudo aos que se encontram nas periferias, os que sofrem mais com a crise ambiental. A educação é um serviço e o caminho para a humanização da sociedade, cujos desafios ecológicos requerem que a escola eduque para o serviço solidário, como forma de resgatar a humanidade de uma cultura do descartável, do consumo desenfreado e que não reconhece a sacralidade da natureza, como dom. Por isso, propus-me a empreender um estudo sobre temáticas como “Causas antropológicas da crise Ecológica” e “Educação ecológica integral”, e a apresentar o “Carisma Vicentino” e a “Pedagogia do Serviço” como propostas e instrumentos para uma eficaz humanização da Educação e da sociedade. | pt_PT |
dc.description.abstract | The Final Report presented results from the work carried out and developed during the Master's Degree in Religious Sciences, including Supervised Teaching Practice, carried out at Externato da Luz, in Lisbon, in a 6th year class. The topics covered were: “Jesus a man for others” and “The Sharing of Bread”. The themes proposed for the 6th year at EMRC ( Catholic Religion and Moral Education) start from an anthropological perspective of the human person, the dimension of “being”, with the example of Jesus as a “backdrop”, and on the horizon themes such as hunger, poverty and the environmental crisis, which are covered in the last UL “the sharing of bread”, aim to develop skills for the exercise of full citizenship, respect for the differences and rights of others and also to awaken in students an appetite for “transcendence”. In the reflection presented, service to others is highlighted, especially those who are in the peripheries, those who suffer the most from the environmental crisis. Education is a service and the path to the humanization of society, whose ecological challenges require the school to educate for solidarity service, as a way of rescuing humanity from a culture of disposability, of unbridled consumption that does not recognize the sacredness of nature, as a gift. Therefore, I set out to undertake a study on themes such as “Anthropological Causes of the Ecological Crisis” and “Integral Ecological Education”, and to present the “Vincentian Charism” and “Pedagogy of Service” as proposals and instruments for an effective humanization of Education and society. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203713052 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/47071 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | EMRC: educação ecológica integral | pt_PT |
dc.subject | Antropologia | pt_PT |
dc.subject | Laudato Sí | pt_PT |
dc.subject | Jesus | pt_PT |
dc.subject | Cuidado | pt_PT |
dc.subject | Humanização | pt_PT |
dc.subject | Serviço | pt_PT |
dc.subject | Periferias | pt_PT |
dc.subject | Carisma vicentino | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia do serviço | pt_PT |
dc.subject | EMRC: integral ecological education | pt_PT |
dc.subject | Anthropology | pt_PT |
dc.subject | Jesus | pt_PT |
dc.subject | Careful | pt_PT |
dc.subject | Humanization | pt_PT |
dc.subject | Service | pt_PT |
dc.subject | Peripheries | pt_PT |
dc.subject | Vincentian charisma | pt_PT |
dc.subject | Service pedagogy | pt_PT |
dc.title | A pedagogia do serviço e o carisma vicentino : educar para uma ecologia integral : uma proposta educativa a partir da reflexão sobre as Unidades Letivas do 6.º ano | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | embargoedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências Religiosas | pt_PT |