Browsing by Issue Date, starting with "2024-09-26"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A comparative study of drying technologies for apple and ginger pomace: kinetic modeling and antioxidant propertiesPublication . Araujo, Beatriz Z. R.; Martins, Valter F. R.; Pintado, Manuela E.; Morais, Rui M. S. C.; Morais, Alcina M. M. B.Apple and ginger mixed pomace is a by-product that can be valorized by drying. In this study, mixed pomace was subjected to hot-air drying (HAD) at 45, 62, and 70 °C and stepwise at 45 °C followed by at 62 °C or the reverse, at 62 °C followed by at 45 °C (2.5 mm layer), and microwave drying (MWD) at 100, 180, and 300 W (2.5 mm and 1.5 mm layers) and stepwise at 100 W followed by at 3000 W (2.5 mm layer). The results show that the Crank model well fitted the HAD kinetics, with a water effective diffusivity (Deff) of 2.28 ± 0.06 × 10−10–4.83 ± 0.16 × 10−10 m2/s and energy of activation of 23.9 kJ/mol. The step approach of drying at 45 °C followed by at 62 °C resulted in a higher Deff than the reverse approach (drying at 62 °C followed by at 45 °C). The Midilli et al. model presented a good fit for the MWD kinetics. The drying time was calculated using these models to achieve 12% moisture content in the pomace and found to be 125.0 ± 9.2–439.5 ± 118.2 min for HAD, and 11.1 ± 0.2–61.5 ± 6.0 min for MWD. The specific energy required was 410.78 ± 6.30–763.79 ± 205.4 kWh/kg and 1.32 ± 0.01–2.26 ± 0.05 kWh/kg, respectively. MWD at 180 W preserved the total phenolic content and the antioxidant activity (ABTS, DPPH) better than HAD at 62 °C. The former technology also preserved the pomace color well, with a low color difference, ΔE, of 7.39 ± 1.1. Therefore, MWD is more promising than HAD to dry apple and ginger pomace, reducing the environmental impact of the drying process due to its lower energy consumption, shorter drying time, and better quality. The dried product could be converted into apple and ginger pomace flour to be used as a novel food ingredient.
- O contributo do produto turístico na preservação do património cultural : a herança judaica na Beira InteriorPublication . Rodrigues, Ana Raquel Loureiro; Rebelo, Carla Isabela de Moura PintoA preservação do património natural, cultural ou edificado é indispensável na construção da identidade dos territórios, considerando que se trata de um dos recursos de maior atratividade no processo de desenvolvimento turístico, em especial dos destinos de baixa densidade. O turismo tem sido um propulsor do desenvolvimento económico e social das regiões, em especial através da oferta de produto turístico, elemento de relevo na comunicação da história e identidade dos territórios. A Herança Judaica é um património com afirmação em território nacional em diferentes momentos da História, que representa neste estudo um exemplo do percurso de preservação da identidade de um povo e respetivo desenvolvimento turístico. Este estudo pretende dar resposta a algumas questões relacionadas com a preservação do turismo e a consequente importância do produto turístico para o mesmo. Para alcançar esses objetivos, foi aplicado um modelo de investigação assente em revisão documental, recolha de dados primários e secundários, através da aplicação de um inquérito não-presencial e de entrevistas estruturadas e semiestruturadas a especialistas e gestores de destino. Do estudo resultou a identificação dos recursos existentes no território no âmbito da Herança Judaica e a necessidade de um melhor planeamento, estratégia e desenvolvimento turístico na promoção de um território.
- (Re)equilibrar o contrato de concessão : um direito também do concedente?Publication . Silveira, Mara de Magalhães; Carvalho, Raquel Maria Resende Duarte deO presente trabalho analisa o direito à reposição do equilíbrio económico-financeiro na esfera do concedente. Procura-se observar as caraterísticas dos contratos de concessão e a relevância que o risco, a sua identificação e distribuição assumem na determinação do quadro de regulação do equilíbrio económico-financeiro. Avalia-se, à luz da teoria da reposição do equilíbrio financeiro, a existência do direito a favor do concedente e os termos e condicionalismos da sua efetivação.
- A pedagogia do serviço e o carisma vicentino : educar para uma ecologia integral : uma proposta educativa a partir da reflexão sobre as Unidades Letivas do 6.º anoPublication . Varela, Cristina Maria Rodrigues; Fontes, Paulo Fernando de Oliveira; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de SáO Relatório Final apresentado resulta do trabalho realizado e desenvolvido durante o Mestrado em Ciências Religiosas, a partir da Prática de Ensino Supervisionada realizada no Externato da Luz, em Lisboa, numa turma do 6º ano. As Unidades Letivas da lecionação foram “Jesus um homem para os outros” e “A Partilha do Pão”. As temáticas propostas para o 6º ano em Educação Moral Religiosa Católica partem duma perspetiva antropológica da pessoa humana, a dimensão do “ser”, tendo o exemplo de Jesus como “pano de fundo”, e no horizonte temas como a fome, a pobreza e a crise ambiental, que são abordados na última UL “a partilha do Pão”, e propõem-se desenvolver competências para o exercício de uma plena cidadania, de respeito pelas diferenças e direitos dos outros e também o despertar nos alunos de uma apetência pela “transcendência”. Na reflexão apresentada, destaca-se o serviço ao próximo, sobretudo aos que se encontram nas periferias, os que sofrem mais com a crise ambiental. A educação é um serviço e o caminho para a humanização da sociedade, cujos desafios ecológicos requerem que a escola eduque para o serviço solidário, como forma de resgatar a humanidade de uma cultura do descartável, do consumo desenfreado e que não reconhece a sacralidade da natureza, como dom. Por isso, propus-me a empreender um estudo sobre temáticas como “Causas antropológicas da crise Ecológica” e “Educação ecológica integral”, e a apresentar o “Carisma Vicentino” e a “Pedagogia do Serviço” como propostas e instrumentos para uma eficaz humanização da Educação e da sociedade.