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Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Moreira, Paulo Eugénio Estudante Dias | |
dc.contributor.advisor | Abreu, José António Nunes | |
dc.contributor.author | Resende, Maria Rosa de Amorim | |
dc.date.accessioned | 2017-05-25T07:43:45Z | |
dc.date.issued | 2013-12-11 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende ser um contributo para o estudo do sistema de intabulação de Gonzalo de Baena através das obras vocais de Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger, Lisboa 1540, o primeiro impresso conhecido na Península Ibérica para instrumento de tecla. Procura igualmente ser um contributo para a compreensão da evolução da música instrumental europeia e, em particular, ibérica, durante a primeira metade do século XVI, designadamente a destinada ao instrumento de tecla. Gonzalo cortes de D. Manuel I e de D. João III, deixou-nos uma obra, das muitas que se propunha inventar (”[…] no solo esta/mas las que tengo para fazer/ […]”,) para que se pudesse aprender facilmente a tocar tecla e adquirir alguns princípios teóricos, sem necessidade de dominar o canto de organo. É assim dada uma atenção particular ao carácter pedagógico deste impresso português de 1540, “método” sem tutor, para principiantes ao teclado. Mas o cerne do presente trabalho é uma primeira tentativa de caracterização do processo de intabulação de Baena. Para tal, e tendo em conta que Baena é seguramente uma das fontes ibéricas que nos transmite mais obras de Josquin des Prez, um compositor famoso então e agora, foram escolhidas as 14 obras deste músico entre as 66 intabulações que Baena nos deixou. Procedeu-se a um exercício comparativo entre as intabulações e as respectivas edições modernas de referência da obra de Josquin des Prez (nomeadamente a New Josquin Edition) assim como com outras intabulações coetâneas, procurando identificar quais as opções (e possíveis justificações) tomadas pelo intabulador perante a obra polifónica. Como conclusão do trabalho, apresenta-se uma edição crítica das catorze intabulações atribuídas por Gonzalo de Baena a Josquin des Prez. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201495660 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/22154 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.subject | Espanha | pt_PT |
dc.subject | Século XVI | pt_PT |
dc.subject | Galharde | pt_PT |
dc.subject | Josquin | pt_PT |
dc.subject | Baena | pt_PT |
dc.subject | Música impressa | pt_PT |
dc.subject | Música instrumental | pt_PT |
dc.subject | Tablatura | pt_PT |
dc.subject | Intabulação | pt_PT |
dc.subject | Cifra | pt_PT |
dc.subject | Open score | pt_PT |
dc.subject | Tecla | pt_PT |
dc.subject | Método | pt_PT |
dc.subject | Tutor | pt_PT |
dc.title | Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540 | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Musicologia |