Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A técnica de respiração nos instrumentos musicais de sopro : estudo de caso na Escola Profissional Artística do Vale do Ave : ArtavePublication . Silva, António Paulo Alves da; Fonseca, Sofia Inês Lourenço daEste estudo realizado na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – Artave assenta no meu percurso de instrumentista e de docente da disciplina do instrumento-trompete, e comutativamente, no interesse de obter respostas sobre os hábitos existentes nas classes de Sopro da Escola, uma vez que desempenho funções pedagógicas de coordenação e, assim, poder ter uma visão mais global da Escola. O estudo assenta nas técnicas/processo e análise de hábitos da respiração existentes nas classes de sopro da escola. Pretende-se investigar os exercícios de respiração utilizados nas diferentes classes, bem como, analisar a importância da respiração no domínio da técnica do instrumento-trompete e as suas consequências ao nível do som e do timbre. A respiração como um elemento basilar para execução nos instrumentos de sopro, era um assunto com toda a pertinência a ser estudado, no âmbito de uma escola profissional, com alunos com quem se ambiciona atingir um elevado grau de performance musical. A metodologia adotada é de carácter qualitativo, sendo um estudo de caso. Elaborou-se questionários a alunos, que foram objeto de uma análise quantitativa, e entrevistas a professores. Definiu-se objetivos, que pretendiam perceber as dinâmicas existentes nas classes de sopro no que se refere à respiração; compreender os diferentes exercícios de respiração propostos pelos professores; perceber na classe de trompete, em particular, de que modo os princípios serão eficazes, nas metodologias utilizadas no estudo da respiração; obter uma comparação de hábitos de estudo da respiração em alunos das classes das madeiras e dos metais. Os resultados deste estudo, refletem uma assimetria de hábitos nos alunos das classes de madeiras e de metais, bem como, uma diversidade de visões por parte dos professores, no que concerne ao estudo da respiração e nos exercícios propostos aos alunos.
- O trombone no ensino vocacional de música : contributo para uma metodologiaPublication . Silva, Hugo Manuel Lima da; Fonseca, Sofia Lourenço daEsta dissertação pretende ir ao encontro da constatação da inexistência em língua portuguesa de material didático e pedagógico disponível e acessível para o ensino vocacional de música, instrumento trombone. Partindo de um estudo comparativo de duas mais relevantes metodologias de ensino do instrumento trombone, pretende contribuir para melhorar e organizar os conhecimentos metodológicos e científicos sobre o ensino do trombone, e expor metodologias de estudo para um bom desenvolvimento técnico e sonoro. Para isto pretendemos analisar e aprofundar conceitos básicos para a formação de um trombonista consubstanciadas nas metodologias plasmadas nos métodos de André Lafosse e Edward Kleinhammer. O estudo comparativo parte de uma abordagem metodológica de análise de conteúdo de índole aplicada neste métodos de ensino de instrumento, das categorias técnicas e interpretativas abordadas por ambos os autores, como é o caso da respiração, embocadura, articulações, postura, efeitos, qualidade do som, afinação, ritmo. Na parte final deste estudo propomos ainda uma lista de exercícios progressivos, que tem como base os métodos em análise e a experiência como intérprete e pedagogo do autor.
- Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540Publication . Resende, Maria Rosa de Amorim; Moreira, Paulo Eugénio Estudante Dias; Abreu, José António NunesO presente trabalho pretende ser um contributo para o estudo do sistema de intabulação de Gonzalo de Baena através das obras vocais de Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger, Lisboa 1540, o primeiro impresso conhecido na Península Ibérica para instrumento de tecla. Procura igualmente ser um contributo para a compreensão da evolução da música instrumental europeia e, em particular, ibérica, durante a primeira metade do século XVI, designadamente a destinada ao instrumento de tecla. Gonzalo cortes de D. Manuel I e de D. João III, deixou-nos uma obra, das muitas que se propunha inventar (”[…] no solo esta/mas las que tengo para fazer/ […]”,) para que se pudesse aprender facilmente a tocar tecla e adquirir alguns princípios teóricos, sem necessidade de dominar o canto de organo. É assim dada uma atenção particular ao carácter pedagógico deste impresso português de 1540, “método” sem tutor, para principiantes ao teclado. Mas o cerne do presente trabalho é uma primeira tentativa de caracterização do processo de intabulação de Baena. Para tal, e tendo em conta que Baena é seguramente uma das fontes ibéricas que nos transmite mais obras de Josquin des Prez, um compositor famoso então e agora, foram escolhidas as 14 obras deste músico entre as 66 intabulações que Baena nos deixou. Procedeu-se a um exercício comparativo entre as intabulações e as respectivas edições modernas de referência da obra de Josquin des Prez (nomeadamente a New Josquin Edition) assim como com outras intabulações coetâneas, procurando identificar quais as opções (e possíveis justificações) tomadas pelo intabulador perante a obra polifónica. Como conclusão do trabalho, apresenta-se uma edição crítica das catorze intabulações atribuídas por Gonzalo de Baena a Josquin des Prez.