Repository logo
 
Publication

Temperamento das crianças em idade pré-escolar : o papel da regulação emocional materna

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorDias, Paulo César Azevedo
dc.contributor.authorCastro, Vanessa Cristina Ferreira Lima de
dc.date.accessioned2019-07-01T09:42:39Z
dc.date.issued2019-06-25
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractNa presente dissertação pretendeu-se explorar a relação entre a regulação emocional materna (fatores reavaliação cognitiva e supressão emocional) e o temperamento das crianças (fatores extroversão, afetividade negativa e controlo por esforço), analisando, especificamente, a influência das variáveis da criança no temperamento e na regulação emocional materna. As variáveis ambientais associadas aos cuidados e práticas parentais, predizem a ocorrência de maiores problemas no desenvolvimento das crianças. Em relação aos cuidados prestados pela mãe, salienta-se a sua importância nos primeiros anos de vida da criança, na medida em que estas necessitam de auxílio na própria regulação emocional (Eisenberg et al, 2009), sendo a capacidade de autorregulação das crianças fortemente influenciada pela experiência de regulação demonstrada pelo principal cuidador (a mãe) (Feldman, 2009). Neste estudo foi administrado um questionário sociodemográfico, a fim de recolher dados de uma amostra de mães e respetivos filhos, o Child Behavior Questionnaire (CBQ) na very short form, para uma avaliação diferenciada do temperamento, e o Questionário de Regulação Emocional (ERQ). Foram encontradas diferenças no temperamento em função do género e idade da criança, idade de entrada no infantário e de a criança ter irmãos. Encontram-se, também, diferenças na regulação emocional materna em função do género e idade da criança, e resultados inconclusivos, marginalmente significativos, em função de existirem irmãos. Relativamente ao objetivo principal do estudo, encontraram-se relações entre o fator reavaliação cognitiva e controlo por esforço. Este estudo contribuiu para corroborar hipóteses presentes na literatura já existente, que é escassa, e como ponto de partida para novos estudos na área do temperamento e desenvolvimento infantil com o objetivo de melhorar a intervenção precoce.pt_PT
dc.description.abstractIn the present dissertation, it was intended to explore the relationship between maternal emotional regulation (cognitive revaluation and emotional suppression factors) and children's temperament (extroversion factors, negative affectivity and effort control), analyzing, specifically, the influence of children's variables on temperament and maternal emotional regulation. The environmental variables associated with parental care and practices predict the occurrence of major problems in children's development. Regarding the care provided by the mother, it is emphasized its importance in the first years of the child's life, insofar as they need assistance in the emotional regulation itself (Eisenberg et al, 2009), being the ability of self-regulation of children strongly influenced by the experience of regulation demonstrated by the main caregiver (the mother) (Feldman, 2009). In this study, a sociodemographic questionnaire was administered in order to collect data from a sample of mothers and their children, the Child Behavior Questionnaire (CBQ) in the very short form, for a differentiated assessment of temperament, and the questionnaire of Emotional regulation (ERQ). Differences in temperament were found according to the gender and age of the child, age of entry in kindergarten and the child having siblings. There are also differences in maternal emotional regulation as a function of the child's gender and age, and inconclusive, marginally significant results, due to the existence of siblings. Regarding the main objective of the study, we found relationships between the cognitive revaluation factor and exercise control. This study contributed to corroborating hypotheses present in the existing literature, which is scarce, and as a starting point for new studies in the area of temperament and child development with the aim of improving early intervention.pt_PT
dc.identifier.tid202257754pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27853
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTemperamentopt_PT
dc.subjectRegulação emocionalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectTemperamentpt_PT
dc.subjectEmotional regulationpt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.titleTemperamento das crianças em idade pré-escolar : o papel da regulação emocional maternapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado Vanessa Castro pdf a.pdf
Size:
1.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: