Repository logo
 
Publication

A construção de si e o ambiente digital na adolescência : aproximação pedagógica a partir da UL3 do 7.º ano, a Riqueza e o Sentido dos Afetos

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorTeixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues
dc.contributor.advisorGarcia Ambrosio, Juan Francisco
dc.contributor.authorAmaral, Catarina Isabel Caetano dos Santos
dc.date.accessioned2023-02-03T10:24:06Z
dc.date.available2023-02-03T10:24:06Z
dc.date.issued2023-01-16
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractNa senda da transição para uma sociedade informacional, a presença ubíqua no espaço digital é hoje um marco social, configurando modelos de comunicação, formas de relação e o estabelecimento de novas comunidades. Esta é uma realidade particularmente relevante para adolescentes e jovens, que atravessando um período fundamental de construção da personalidade e de desenvolvimento da identidade pessoal, encontram no espaço digital, frequentemente, o lugar de pertença e de relação por excelência. Consequentemente, esta é uma realidade a que a escola, de uma forma geral, e a educação religiosa, em particular, não se podem alhear, sob pena de se autoexcluírem das redes de referência que os adolescentes constroem e nas quais se inserem. Como tal, é urgente renovar práticas e metodologias e incluir o espaço digital nas estratégias didáticopedagógicas, não apenas como ferramenta comunicativa, mas como verdadeiro lugar de experiência e de relação e, como tal, capaz de aportar sentido à construção de aprendizagens relevantes.pt_PT
dc.description.abstractIn the wake of the transition to an informational society, the ubiquitous presence in the digital world is, nowadays, a social landmark. It can shape communication models, the establishment of significant relationships and the development of new communities. This is particularly relevant for teenagers and youngsters, experiencing a fundamental period of personality construction and personal identity development, who often find in the digital world the place of belonging and relationship par excellence. Consequently, this is a reality that the school, in general, and religious education, in particular, cannot ignore, under penalty of excluding themselves from the reference networks that adolescents build and in which they insert themselves. As such, it is urgent to renew practices and methodologies and include the digital space in didactic and pedagogical strategies, not only as a communicative tool, but as a true place of experience and relationship and, as such, capable of providing meaning to the construction of relevant learning.pt_PT
dc.identifier.tid203174585pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40101
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectAmbiente digitalpt_PT
dc.subjectDidáticapt_PT
dc.subjectEducação Moral e Religiosa Católica (EMRC)pt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionada (PES)pt_PT
dc.subjectAdolescencept_PT
dc.subjectIdentitypt_PT
dc.subjectDigital environmentpt_PT
dc.subjectDidacticpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practice
dc.titleA construção de si e o ambiente digital na adolescência : aproximação pedagógica a partir da UL3 do 7.º ano, a Riqueza e o Sentido dos Afetospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203174585.pdf
Size:
7.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203174585.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: