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- Avaliar a importância de um sistema de acreditação para um hospital e os impactos na eficiênciaPublication . Duarte, Francisco Gomes; Matos, Luís Filipe Ferreira da CruzCom a evolução dos serviços de saúde, é possível verificar um consequente aumento do grau de exigência por parte dos utentes, uma vez que estes têm acesso a elevadas quantidades de informação o que permite uma tomada de decisão mais ponderada e prudente, assim como uma posição crítica mais relevante. Como resposta a este comportamento, é possível observar a posição dos cuidadores e responsáveis de saúde, que pretendem atender a estas necessidades através da obtenção de um serviço cada vez mais próximo da excelência em termos de qualidade. Neste relatório de estágio o objetivo será compreender a importância da atribuição de uma Acreditação Internacional da Qualidade, pelo modelo inglês CHKS, ao Hospital da Prelada, nomeadamente o seu impacto no funcionamento desta unidade de saúde, abordando também os motivos para este processo de Acreditação. Irá ser realizada a respetiva pesquisa e revisão bibliográfica para sustentar este estudo.
- O impacto da publicidade digital na intenção de compra online dos internautas portuguesesPublication . Brito, Mariana Gomes de; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffA evolução frenética da tecnologia desempenha um papel crucial no desenvolvimento do mercado publicitário, potenciando a descoberta de novas tipologias publicitárias, aumentando o leque de funcionalidades e benefícios e, sobretudo, impulsionando continuamente a migração dos formatos offline para os online. A indústria da publicidade digital evolui de mãos dadas com as novas tecnologias, fazendo deste mercado muito dinâmico e competitivo. A velocidade a que este mercado se move impossibilita o estudo minucioso de todas as ramificações que espoletam desta indústria, nomeadamente, o impacto da publicidade digital na online purchase intention (OPI) dos internautas portugueses. O perfil do online consumer resulta de uma evolução do consumidor tradicional e desempenha um papel preminente no mercado do e-commerce, sendo por isso urgente conhecê-lo em profundidade, nomeadamente, a identificação dos fatores que determinam a sua OPI, para um melhor entendimento das motivações. A presente investigação incide sobre o impacto da publicidade digital na OPI dos internautas portugueses através de um entendimento aprofundado da esfera da publicidade digital, do conceito de OPI e apuramento dos seus fatores determinantes e, finalmente, aferição das variáveis de publicidade digital que efetivamente impactam a OPI, analisando se esta influência é positiva ou negativa. Para tal, utilizou-se uma metodologia quantitativa por meio da aplicação de um inquérito por questionário aos internautas portugueses, que contou com uma amostra significativa de 390 inquiridos. Estabeleceram-se, por fim, duas questões de investigação que nortearam a presente investigação: “De que forma é que a publicidade digital influencia a OPI?” e “Quais as variáveis da publicidade digital que impactam de forma significativa a OPI?”. Os principais resultados revelam que a publicidade digital influencia positivamente a OPI, já que as variáveis que a compõem são, de modo geral, valorizadas pelo online consumer. Apesar de positiva, esta relação está sujeita à influência do risco percebido e da confiança, sendo que, no caso da presente investigação, estes fatores afetam positivamente esta relação. Destacam-se ainda as variáveis pictorial stimuli, e-WOM e brand equity como as que têm um impacto significativo e notório na OPI.
- A construção de si e o ambiente digital na adolescência : aproximação pedagógica a partir da UL3 do 7.º ano, a Riqueza e o Sentido dos AfetosPublication . Amaral, Catarina Isabel Caetano dos Santos; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoNa senda da transição para uma sociedade informacional, a presença ubíqua no espaço digital é hoje um marco social, configurando modelos de comunicação, formas de relação e o estabelecimento de novas comunidades. Esta é uma realidade particularmente relevante para adolescentes e jovens, que atravessando um período fundamental de construção da personalidade e de desenvolvimento da identidade pessoal, encontram no espaço digital, frequentemente, o lugar de pertença e de relação por excelência. Consequentemente, esta é uma realidade a que a escola, de uma forma geral, e a educação religiosa, em particular, não se podem alhear, sob pena de se autoexcluírem das redes de referência que os adolescentes constroem e nas quais se inserem. Como tal, é urgente renovar práticas e metodologias e incluir o espaço digital nas estratégias didáticopedagógicas, não apenas como ferramenta comunicativa, mas como verdadeiro lugar de experiência e de relação e, como tal, capaz de aportar sentido à construção de aprendizagens relevantes.
- Coffee consumption during the COVID pandemic in a Portuguese sample: an online exploratory studyPublication . Batista, Patrícia; Afonso, Anabela; Monteiro, Maria João; Pintado, Manuela; Oliveira-Silva, PatríciaBackground: Coffee is one of the most consumed beverages worldwide and is part of the Portuguese lifestyles. This study aims to describe coffee consumption during the COVID-19 pandemic, the change in consumption, the relation between work and familiar pressure during the COVID-19 pandemic and coffee consumption, and the reasons for this consumption pattern. Methods: This is a cross-sectional study conducted by an online questionnaire (n = 463) between March and June 2020. During the data collection phase, information about coffee consumption and socio-demographic characteristics were gathered. Results: All respondents were and are coffee consumers. The coffee average intake before the COVID-19 pandemic was 2.40 ± 0.84 cups of coffee per day, and the average consumption during the COVID-19 confinement was 2.68 ± 0.88 cups. Consumption increased during the COVID-19 pandemic, but a correlation between the consumption changes and the familiar or work pressure was not found. The general reasons for the increase in the coffee consumption were “social/cultural” (27%), “the search for energy “boost”” (22.9%), “to feel awake” (22.7%), “to deal with stress” (22.7%) and “the taste” (21.8%). Conclusions: The results suggest the ever-increasing popularity of coffee consumption. Respondents also highlighted that some situations make them more prone to consume coffee consumption, such as when they face stress and the need to control tiredness. The COVID pandemic depleted a change in behaviors.
- Toward an end-to-end platform for digital health care : a smart sensorPublication . Guedes, Gonçalo Manuel da Silva Gonçalves Pinto; Ferreira, António César da Silva; Barros, António de SousaIn this work, it was intended to contribute to the development of a Smart Sensor for targeted biomarkers, a much-needed footstep toward healthcare decentralization driven by thought-out the Point of Care (POC) screening capabilities. The bottleneck for this transition lies in the absence of End-to-End (E2E) platforms capable of collecting biomarkers, compiling on dynamic data lakes, and smoothly distributing the information, hardwiring data producers to data consumers, making full use of automation, data flow, and deep learning existing infrastructures. In this context, a sensor for POC needs to combine affordability, and transparency regarding data acquisition and processing, i.e., the Smart Sensor. The respective main components are (i) embedded digital filters for on-the-fly data curation, (ii) modeling, and (iii) deployment. The biomarkers chosen for this work were hemoglobin, glucose, and TMAO. The first two are markers of the person's general health. TMAO is a marker capable of predicting the risk of heart disease. The sensor chosen was an InnoSpectra NIR-M-R2, as it is affordable, portable, and capable of being controlled by IoT devices. However, these sensors present some barriers, such as the need for an experienced user. To combat that, the Smart Sensor has digital filters for data curation. Prediction models for each biomarker were created using the filtered samples and the PLS algorithm. These models were orthogonally corrected against the drying effect of samples. After that, the calibration was transferred between 2 sensors through transfer by orthogonal projection (TOP). Finally, convolutional neural network (CNN) models were applied to automate the model creation process. Digital filters improved RMSEP up to 58%, showing RMSEP for hemoglobin, glucose, and TMAO of 0.575, 2.399, and 1.185 g/l. Comparing CNN to PLS, there are no significant differences between them. However, CNN has several advantages, such as: does not require pre-processing, and the models are already robust to external effects, eliminating the need for an additional DOE. As such, CNN significantly reduces the complexity and time required to create models. Finally, the digital filters and models were embedded in cloud infrastructure, creating an E2E platform that analyzes these biomarkers in POC.