Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Um contributo de revisão didática para a introdução da canção nas aulas de iniciação musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação Final - João Paulo (1).pdf19.59 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A dissertação que aqui apresento, com o título “Um contributo de revisão didática para a introdução da canção nas aulas de Iniciação Musical”, tem por objetivo aferir de que forma é que a introdução de novas canções nas aulas de Iniciação Musical pode melhorar a motivação dos alunos e, consequentemente, os seus níveis de desempenho. Assim, ao longo de três meses, trabalhei, numa turma do 4º ano, da Escola EB de Cruz, em Vila Nova de Famalicão, 12 canções da minha autoria. Usando uma estratégia metodológica de investigação-ação participante, esta análise ao comportamento dos alunos face a novos estímulos permitiu obter resultados muito interessantes. Os inquéritos (aplicados aos onze alunos) depois de validados e de obtidas respostas às sete questões fechadas permitiram fazer uma análise quantitativa. Para além de todos os alunos terem considerado que o estudo contribuiu para a sua aprendizagem e aumento dos seus conhecimentos, há, no entanto, uma grande percentagem que sentiu dificuldades nos exercícios / atividades musicais realizados neste estudo. Quando questionados sobre se tinham gostado das canções inéditas que trabalharam e sobre se este estudo contribuiria para um aumento da sua motivação das aulas de Iniciação Musical, a totalidade dos alunos respondeu afirmativamente. Tendo em conta estes resultados, considero que este trabalho apresenta dados revelantes para a temática da Iniciação Musical, abrindo a possibilidade de aplicar na sala de aula novos temas, que são potenciadores de maior motivação.
The dissertation presented here, entitled “A contribution of didactic revision for the introduction of a song in the classes of Musical Initiation”, aims to assess in what way the introduction of new songs in lessons of Musical Initiation can improve the students’ motivation and, consequently, their performance levels. Thus, during three months, I have worked with a fourth grade class in Escola EB de Cruz, Vila Nova de Famalicão, 12 songs composed by me. By using a participatory action-research methodological strategy, this analysis to the students’ behaviour faced with new stimuli allowed to obtain very interesting results. The surveys (applied to the eleven students) after being validated and obtained answers to the seven closed questions allowed making a quantitative analysis. In addition to all the students who considered that the study contributed to their learning and increase in their knowledge, there is, however, a big percentage who felt difficulties in the exercise / musical activities done in this study. When questioned about whether they liked the unpublished songs they worked on and whether this study would contribute to an increase in their motivation for Music Initiation classes, all students responded in the affirmative. Taking into account these results, I consider that this work presents relevant data for the thematic of Musical Initiation, opening the possibility of applying new themes in the classroom, which are motivators of greater motivation.

Description

Keywords

Iniciação musical Motivação Canções inéditas Musical initiation Motivation Unpublished songs

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue