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- O jogo como estratégia de revisão e de consolidação das aprendizagens no âmbito da Unidade Didática numa LE : EspanholPublication . Duarte, Bernardete de Lurdes Vaz Velho; Soneira, Ana FernándezNo ensino de qualquer disciplina, a avaliação é um conceito e um processo primordial, pois permite examinar os conhecimentos aprendidos ao longo de um determinado período escolar. Avaliar com o auxílio de testes é imprescindível para fazêlo objetivamente, mas não nos podemos esquecer que o ensino-aprendizagem é um processo bilateral que deve ser assistido, corrigido e consolidado continuamente. Principalmente no estudo das línguas, materna e estrangeiras, esse processo agrega, além de conteúdos linguísticos e culturais, a práticas das quatro destrezas linguísticas que uma tradicional ficha de avaliação formativa não consegue averiguar na sua totalidade. Portanto, é neste sentido que propomos a aplicação do jogo didático como uma atividade integradora, através da qual os alunos poderão rever e consolidar os conteúdos aprendidos e praticar, simultaneamente, as várias habilidades linguísticas, avaliando igualmente o seu desempenho na disciplina. Concomitantemente, de forma direta e imediata, o professor consegue dispor também dessa informação, a qual lhe permitirá fazer uma avaliação do trabalho dos alunos, do seu e, seguidamente, tirar conclusões. Este estudo visa promover o jogo aplicado à didática das línguas, apresentando para isso várias propostas de atividades lúdicas que, no âmbito do estágio pedagógico, serão levadas a cabo no final de cada unidade didática lecionada, como forma de revisão, avaliação e consolidação da matéria aprendida. Apoiados em jogos que conhecemos da infância, da televisão ou simplesmente em situações reais, pretende-se demonstrar que este tipo de atividade não tem idade e que a versatilidade que o caracteriza permite que o ajustemos a vários níveis de ensino e a conteúdos programáticos díspares. Em suma, este relatório quer apresentar o resultado de um trabalho de investigação, no qual a utilidade do jogo sairá reconhecida pelos principais intervenientes do processo de ensino-aprendizagem, revelando-se, assim, uma aposta acertada num tema que, apesar de não ser inovador, continua a ser estimulante e a ter conteúdo para explorar.
- Um contributo de revisão didática para a introdução da canção nas aulas de iniciação musicalPublication . Pereira, João Paulo Guedes; Silva, Nuno Luís Caçote da; Serra, SofiaA dissertação que aqui apresento, com o título “Um contributo de revisão didática para a introdução da canção nas aulas de Iniciação Musical”, tem por objetivo aferir de que forma é que a introdução de novas canções nas aulas de Iniciação Musical pode melhorar a motivação dos alunos e, consequentemente, os seus níveis de desempenho. Assim, ao longo de três meses, trabalhei, numa turma do 4º ano, da Escola EB de Cruz, em Vila Nova de Famalicão, 12 canções da minha autoria. Usando uma estratégia metodológica de investigação-ação participante, esta análise ao comportamento dos alunos face a novos estímulos permitiu obter resultados muito interessantes. Os inquéritos (aplicados aos onze alunos) depois de validados e de obtidas respostas às sete questões fechadas permitiram fazer uma análise quantitativa. Para além de todos os alunos terem considerado que o estudo contribuiu para a sua aprendizagem e aumento dos seus conhecimentos, há, no entanto, uma grande percentagem que sentiu dificuldades nos exercícios / atividades musicais realizados neste estudo. Quando questionados sobre se tinham gostado das canções inéditas que trabalharam e sobre se este estudo contribuiria para um aumento da sua motivação das aulas de Iniciação Musical, a totalidade dos alunos respondeu afirmativamente. Tendo em conta estes resultados, considero que este trabalho apresenta dados revelantes para a temática da Iniciação Musical, abrindo a possibilidade de aplicar na sala de aula novos temas, que são potenciadores de maior motivação.
- Ensino diferenciado numa sala de aula de iniciação musicalPublication . Sousa, Ana Maria Carvalho; Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesEste trabalho, que tem como tema “Ensino diferenciado numa sala de aula de Iniciação Musical”, centra-se num estudo de caso. O estudo foi realizado durante cerca de cinco meses, entre janeiro e maio de 2017. A sala de aula foi o “cenário” do estudo, que envolveu uma turma do segundo grau do curso de Iniciação Musical do 1º Ciclo do Ensino Básico. Um total de 25 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, responderam a um inquérito por questionário, cujas respostas foram depois analisadas qualitativamente, tendo-se ensaiado também, como complemento, uma análise quantitativa. A investigação tinha como objetivo responder a três questões essenciais, com o propósito de consolidar uma reflexão teórica sobre a problemática do ensino diferenciado, nomeadamente sobre as estratégias que permitem ao professor melhorar a sua performance junto dos alunos e contribuir de uma forma mais eficaz para o sucesso da aprendizagem e para o bem-estar dos estudantes. No final do estudo, os objetivos foram atingidos, não só porque as questões colocadas pela investigação foram respondidas, confirmando-se a importância do ensino diferenciado numa sala de Iniciação Musical, mas também porque resultou deste trabalho um enriquecimento pessoal e profissional.