Repository logo
 
Publication

Evolução conceptual da educação especial: um olhar centrado no quadro normativo em Portugal

dc.contributor.authorMorgado, Elsa Maria Gabriel
dc.contributor.authorSilva, Levi Leonido Fernandes da
dc.contributor.authorConceição, Maria Beatriz Licursi
dc.contributor.authorCardoso, Mário Aníbal
dc.contributor.authorRodrigues, João Bartolomeu
dc.date.accessioned2021-05-14T09:33:51Z
dc.date.available2021-05-14T09:33:51Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO presente artigo dá especial enfoque ao quadro normativo português, também ele, em parte, resultante das significativas alterações e recomendações dos vários documentos orientadores (internacionais) sobre a Educação Especial e sobre a Inclusão. Pretende ainda, levar a cabo, uma revisão da literatura sobre a evolução histórica e conceptual da Educação Especial e todos os conceitos e temáticas a ela adstritas. A junção destas duas abordagens contribui claramente, em nosso entender, para uma consolidação e articulação entre o saber histórico e o saber conceptual, a para do quadro legal inerente à prática e intervenção nos diferentes contextos em que a Educação Especial assume particular enfoque e interesse. A presente investigação assume-se como uma investigação qualitativa recorrendo ao método de pesquisa documental tendo como base a estrutura conceptual e metodológica de Gil (2010) e Bardin (1979) a qual pretende dar a conhecer alguns factos que consideramos relevantes para a história da Educação Especial, sensibilizando os leitores para a necessidade incontornável da sua participação social e cívica, em ordem a alicerçar uma voz coletiva que se quer forte e mobilizadora num tema central para a vida de todos. Como resultado da presente investigação percebe-se claramente a necessidade latente em se proceder a uma significativa reformulação e atualização normativa perante os avanços civilizacionais e conceptuais que advêm das necessidades especificas e particularidades adstritas à inclusão e à educação especial em particular.pt_PT
dc.description.abstractThis article focuses mainly on the Portuguese legal framework, which somehow also results from the significant changes and recommendations of the various (international) guidelines on Special Education and the Inclusion. It also intends to carry out a review of the literature on the historical and conceptual evolution of the Special Education and all the corresponding concepts and themes. The combination of these two approaches clearly contribute, in our view, for a consolidation and coordination between the historical knowledge and the conceptual knowledge, together with the legal framework inherent in the practice and intervention in different contexts in which Special Education is of particular focus and interest. The present research is a qualitative research using the method of documentary research based on the conceptual and methodological framework of Gil (2010) and Bardin (1979) which aims to present some facts that we consider relevant to the history of Education Special, sensitizing the readers to the inescapable need of their social and civic participation, in order to ground a collective voice that wants to be strong and mobilizing in a central theme for the life of all. As a result of the present investigation, the latent need to carry out a significant reformulation and normative updating is evident in the light of the civilizational and conceptual advances that come from the specific needs and particularities of inclusion and special education in particular.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14571/brajets.v11.n3.416-426pt_PT
dc.identifier.issn2316-9907
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33123
dc.identifier.wos000449002700003
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectQuadro legalpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectInclusão escolarpt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.subjectRegulatory frameworkpt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectSchool inclusionpt_PT
dc.titleEvolução conceptual da educação especial: um olhar centrado no quadro normativo em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeConceptual evolution of special education: a view centered on the legal framework in Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage426pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage416pt_PT
oaire.citation.titleCadernos Educação Tecnologia e Sociedadept_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNameMorgado
person.familyNameLeonido
person.givenNameElsa
person.givenNameLevi
person.identifier.ciencia-idD018-8A4E-AD57
person.identifier.ciencia-id011A-B183-2865
person.identifier.orcid0000-0002-3653-7876
person.identifier.orcid0000-0001-6603-034X
person.identifier.ridAAF-8585-2019
person.identifier.scopus-author-id57194470474
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9975afc5-1b50-42a6-99f5-6044cd288e35
relation.isAuthorOfPublication15514871-df6e-4764-800b-53b63785dc11
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery15514871-df6e-4764-800b-53b63785dc11

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27348532.pdf
Size:
990.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format