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O cuidado culturalmente congruente na pessoa em situação crítica

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Abstract(s)

A redação deste relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, e mais especificamente das Unidades Curriculares “A Pessoa em Situação crítica e Família – Vigilância e Decisão Clínica” e “Estágio Final e Relatório” que pressupõem a realização de pelo menos 2 estágios. Os mesmos decorreram numa unidade de cuidados intensivos polivalente na área de Lisboa, num serviço de urgência de um hospital centro de trauma em Israel e numa ambulância de Suporte Imediato de Vida do INEM. O objetivo do presente relatório é apresentar o percurso de aquisição e desenvolvimento de Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem MédicoCirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, através de uma metodologia descritiva e critico-reflexiva. O documento redigido encontra-se dividido em 4 partes: Introdução, onde faço o enquadramento do tema, do estágio e da estrutura do relatório; Revisão da literatura, onde faço um resumo da Teoria da Diversidade e da Universalidade de Madeleine Leininger, visto ser a teoria que acompanhou o desenrolar dos estágios, e faço referencia ao seu Modelo Sunrise; Descrição dos locais de estágio e desenvolvimento de competências, onde faço uma descrição dos diferentes locais de estágios, falo das atividades realizadas, faço uma reflexão crítica sobre as intervenções e experiências vivenciadas e como desenvolvi as competências inerentes ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Conclusão, onde exploro sucintamente o desenvolvimento profissional das competências adquiridas nos 4 domínios (domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, domínio da melhoria contínua da qualidade, domínio da gestão dos cuidados e domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais), falo sobre as dificuldades sentidas e as implicações para o futuro. Concluído este percurso, considera-se que foram desenvolvidas competências de enfermeiro especialista de forma satisfatória e passíveis de, no futuro, ser capaz de prestar cuidados especializados na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica, na vertente de doente critico, através de processos de tomada de decisão, com ações refletidas e com uma prática baseada na evidência.
This report was written within the scope of the Master's Degree and Master's Degree in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing in the Nursing Area for Critically Ill Patients, and more specifically of the Curricular Units "The Critically Ill Patient and the Family - Surveillance and Clinical Decision Making" and "Final Internship and Report", which require at least two internships. My internships took place in a multipurpose intensive care unit in the Lisbon area, in an emergency department of a trauma center hospital in Israel and in an Immediate Life Support ambulance of INEM. The purpose of this report is to present the path of acquisition and development of the Competences of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing in the area of Critical Care Nursing, through a descriptive and critical-reflective methodology. The document is divided into four parts: Introduction, where I set the framework of the theme, the internship and the structure of the report; Literature review, where I summarize Madeleine Leininger's Theory of Diversity and Universality, since it is the theory that accompanied the development of the internships, and make reference to her Sunrise Model; Description of the internship sites and skills development, where I describe the different internship sites, talk about the activities carried out, make a critical reflection on the interventions and experiences experienced and how I developed the skills inherent to the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing; Conclusion, where I briefly explore the professional development of the skills acquired in the 4 domains (the domain of professional, ethical and legal responsibility, the domain of continuous quality improvement, the domain of care management, and the domain of the development of professional learning), talk about the difficulties experienced and the implications for the future. In conclusion, it is considered that the competencies of expert nurses were satisfactorily developed and that, in the future, I will be able to provide specialized care in the area of Medical-Surgical Nursing, in the area of critically ill patients, through decision making processes, with reflected actions and evidence-based practice.

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Keywords

Enfermeiro especialista Cuidado cultural Doente crítico Specialist nurse Cultural care Critical patient

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