Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Os sete tipos de memória musical : criação de uma metodologia sistemática para o segundo ciclo da disciplina de piano

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203354850.pdf6.39 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório enquadra-se no âmbito da conclusão do Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e está dividido em duas partes: o Relatório da Prática Profissional e o Projeto de Intervenção Pedagógica. O Relatório da Prática Profissional expõe o meu percurso enquanto estagiária dos Grupos profissionais M17 e M32 (piano e classe de conjunto) na Academia de Música Fernandes Fão (AMFF), com uma descrição detalhada dos objetivos da prática, as estratégias desenvolvidas, a caracterização das turmas, as aulas assistidas e dadas, a autoavaliação e coavaliação por parte de vários elementos da comunidade educativa ou as reflexões sobre o próprio desempenho, entre outros aspetos. O Projeto de Intervenção Pedagógica pretende criar uma metodologia para a prática da memória no segundo ciclo da disciplina de piano, com base nos sete tipos de memória sistematizados pela primeira vez por Rodolfo Barbacci (1911-1972), musicólogo e compositor argentino, no seu livro “Educación de la memoria musical”1 (1965). Assim, já que a prática musical de memória supõe uma grande preocupação para os estudantes e em muitos casos não existe um processo metodológico eficaz na sala de aula, a prática regular dos exercícios previstos neste projeto contribuirá a criar uma memória mais sólida e uma consequente sensação de segurança por parte das crianças. A metodologia foi desenvolvida em formato de website interativo e a intervenção foi desenvolvida ao longo de onze sessões e um concerto entre Janeiro e Março de 2023 com seis alunas de piano do segundo ciclo da AMFF.
This report is part of the completion of the Master’s Degree in Music Teaching of the Catholic University of Portugal and is divided into two parts: the Professional Practice Report and the Pedagogical Intervention Project. The Professional Practice Report exposes my career as an intern at the Fernandes Fão Music Academy within the professional groups M17 and M32 (piano and ensemble class), with a detailed description of the objectives of the practice, the strategies developed, the characterization of the groups, the lessons attended and given, the self-assessment and co-evaluation by various elements of the educational community or the reflections on my own performance, among other aspects. The Pedagogical Intervention Project aims to create a methodology for the practice of memory in the second cycle of the piano discipline, based on the seven types of memory systematized for the first time by Rodolfo Barbacci (1911-1972), an Argentine musicologist and composer, in his book "Education of musical memory" (1965). Thus, since the musical practice of memory is a major concern for students and in many cases, there is no effective methodological process in the classroom, the regular practice of the exercises provided for in this project will contribute to create a more solid memory and a consequent sense of security on the part of children. The methodology was developed in an interactive website format and the intervention was developed over eleven sessions and a concert between January and March 2023 with six piano students from the second cycle of the Fernandes Fão Music Academy.

Description

Keywords

Prática profissional Aprendizagem Memória musical Metodologia Website interativo Professional practice Learning Musical memory Methodology Interactive websites

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue