Publication
Cyberbullying, desempenho académico e comportamentos autodestrutivos no ensino superior português
dc.contributor.author | Costa, Joana | |
dc.contributor.author | Pinto, Joana Carneiro | |
dc.contributor.author | Francisco, Rita | |
dc.date.accessioned | 2016-10-11T09:37:00Z | |
dc.date.available | 2016-10-11T09:37:00Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | O cyberbullying é um tipo de agressão propositada e repetida que, recorrendo ao uso de meios tecnológicos, gera um desequilíbrio de poder. A literatura existente com amostras portuguesas foca-se maioritariamente no ensino básico e secundário, desvalorizando a sua existência e impacto nos estudantes universitários. Assim, pretende-se entender de que forma o cyberbullying se relaciona com o desempenho académico, a satisfação com a vida académica e os comportamentos autodestrutivos neste contexto. Participaram, nesta investigação, 255 estudantes, 207 (81,2%) do sexo feminino e 48 (18,8%) do sexo masculino. A média de idades é 21,03 (DP = 2,271). Não se verifica uma relação entre o cyberbullying e o desempenho académico, ao invés daquele e dos comportamentos auto-destrutivos que são desempenhados mais pelas vítimas. Verifica-se ainda que uma maior satisfação a nível interpessoal está associada a uma maior satisfação a nível da adaptação ao curso, a um menor nível de vitimização, a uma menor incidência de comportamentos auto-destrutivos e a uma menor auto-estima. Muitos dos estudantes não têm consciência do papel que desempenham no fenómeno, salientando-se a necessidade de implementar acções de sensibilização, prevenção e promoção de estratégias de coping e combate neste contexto. | pt_PT |
dc.identifier.citation | COSTA, Joana, PINTO, Joana Carneiro, FRANCISCO, Rita - Cyberbullying, desempenho académico e comportamentos autodestrutivos no ensino superior português. In ENCONTRO DA ADOLESCÊNCIA, 22, Lisboa, 2015 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/20876 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | cyberbullying | pt_PT |
dc.subject | desempenho académico | pt_PT |
dc.subject | comportamento autodestrutivos | pt_PT |
dc.subject | ensino superior | pt_PT |
dc.subject | satisfação académica | pt_PT |
dc.title | Cyberbullying, desempenho académico e comportamentos autodestrutivos no ensino superior português | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | XXII Encontro da Adolescência | pt_PT |
person.familyName | Pinto | |
person.givenName | J.C. | |
person.identifier.ciencia-id | D61D-1A4C-A61E | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8151-7412 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 09fd1928-4bcf-421b-a944-204f2ade96cf | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 09fd1928-4bcf-421b-a944-204f2ade96cf |