Repository logo
 
Publication

Maternidade na adolescĂȘncia

datacite.subject.fosCiĂȘncias MĂ©dicas::CiĂȘncias da SaĂșdept_PT
dc.contributor.advisorCordeiro, Maria Manuela Néné
dc.contributor.authorOliveira, Paula Helena Loução Paulo Sarreira Nunes de
dc.date.accessioned2018-04-12T13:40:01Z
dc.date.available2018-04-12T13:40:01Z
dc.date.issued2017-11-17
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractIntrodução: Embora a maternidade na adolescĂȘncia constitua um fenĂłmeno onde se constata uma diminuição, continua a verificar-se que as repercussĂ”es, quer para a mĂŁe, quer para o bebĂ© tĂȘm tendĂȘncia a ser agravadas, considerando que maioritariamente vĂȘm de conjunturas de risco social, associada a situaçÔes de pobreza, baixa escolaridade e com contextos familiares frĂĄgeis, carecendo deste modo de um apoio maior e mais especĂ­fico. Com este estudo, pretendemos contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre as necessidades das mĂŁes adolescentes, identificando os conhecimentos que mais valorizam para o desempenho do papel parental e cooperar na obtenção de ganhos em saĂșde. Definimos como objetivos: Identificar quais as necessidades de aprendizagem prioritĂĄrias no pĂłs-parto na perspetiva das mĂŁes adolescentes; descrever a associação entre as necessidades de aprendizagem no pĂłs-parto, as caraterĂ­sticas sociodemogrĂĄficas e as caraterĂ­sticas obstĂ©tricas das mĂŁes; aumentar o conhecimento em enfermagem relativamente Ă s necessidades de conhecimentos das mĂŁes adolescentes, no seu autocuidado e nos cuidados ao seu filho; apresentar um modelo prescritivo para as prĂĄticas de cuidar na maternidade na adolescĂȘncia. Materiais e MĂ©todos: O estudo desenvolveu-se em cinco fases distintas. Primeiro começåmos por perceber atravĂ©s da revisĂŁo sistemĂĄtica da literatura, qual o estado da arte e do objeto de estudo; seguiu-se a tradução para o portuguĂȘs europeu e a validação cultural para a população portuguesa do instrumento Postpartum Learning Needs (PLN), segundo as linhas orientadoras de Beaton et al., bem como a validação psicomĂ©trica do instrumento; sucedeu-se a elaboração de um estudo exploratĂłrio e descritivo de natureza quantitativa, recorrendo a 251 mĂŁes adolescentes, que foram entrevistados para o preenchimento de um questionĂĄrio (subescalas), com uma escala de Likert de quatro pontos, referente Ă s necessidades de conhecimentos para o auto cuidado e para cuidarem dos seus bebĂ©s; efetuĂĄmos, simultaneamente, um estudo exploratĂłrio e descritivo de natureza quantitativa, aplicado a 165 enfermeiros de forma a perceber quais as ĂĄreas que estas mĂŁes mais valorizavam, quanto ao conhecimento para cuidar de si e dos seus bebĂ©s; No final procedeu-se a um estudo correlacional de modo a conhecer qual o comportamento das variĂĄveis de caracterização socioeconĂłmica e demogrĂĄfica, como a estrutura familiar e o relacionamento do casal e as variĂĄveis de vigilĂąncia e de promoção da maternidade, como o acompanhamento, informação e vigilĂąncia prĂ©-natal. Resultados: Apesar da evidente satisfação com as informaçÔes e com os cuidados recebidos, as mĂŁes referiram que relativamente Ă s necessidades de conhecimentos no autocuidado, os mais valorizados estĂŁo relacionados com questĂ”es fisiolĂłgicas como o cuidado com os lĂłquios, por outro referem aspetos psicolĂłgicos como o relacionamento do casal. JĂĄ referentes aos conhecimentos com os cuidados ao bebĂ©, as diferenças estatisticamente encontradas estavam relacionadas com o aprender sobre segurança da criança, desenvolvimento infantil, diagnĂłstico precoce, doenças da infĂąncia e medicação, sendo que 99,4% referiram que a sua maior necessidade estava relacionada com o cuidado com a pele. ConclusĂŁo: A PLN revelou ser um instrumento preditivo na avaliação da priorização de conhecimentos. Podemos, referir que mĂŁes adolescentes e enfermeiros nĂŁo apresentam o mesmo grau de prioridade dos conhecimentos. De facto percebemos que relativamente ao autocuidado, os enfermeiros apresentam uma diferença na perceção dos conhecimentos que sĂŁo mais valorizados pelas mĂŁes. Os resultados encontrados e a pesquisa bibliogrĂĄfica permitiram delinear um modelo preditivo, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de um conjunto de açÔes, que se transformem em ganhos de saĂșde para as mĂŁes adolescentes e seus filhos.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: Although teenage motherhood is a phenomenon where there is a decrease, it continues to be seen that the repercussions for both mother and baby tend to be aggravated, considering that they mostly come from social risk situations, Associated with situations of poverty, low levels of schooling and with fragile family situations, thus requiring a greater and more specific support. With this study, we intend to contribute to the deepening of the knowledge about the needs of adolescent mothers, identifying the knowledge that most value for the performance of the parental role and to cooperate in the achievement of health gains. We defined as objectives: Identify the priority learning needs in postpartum from the perspective of adolescent mothers; To describe the association between the postpartum learning needs, the sociodemographic characteristics and the obstetric characteristics of the mothers; To increase nursing knowledge regarding adolescent mothers' knowledge needs, their self-care and care of their child; Present a prescriptive model for caring practices in adolescence. Materials and Methods: The study was developed in five distinct phases. First we begin by perceiving through the systematic review of the literature, which state of art and the object of study; Followed by the translation into European Portuguese and the cultural validation for the Portuguese population of the instrument Postpartum Learning Needs according to the guidelines of Beaton et al., As well as the psychometric validation of the instrument; An exploratory and descriptive quantitative study was carried out, using 251 adolescent mothers, who were interviewed to complete a questionnaire with a four-point Likert scale, referring to the knowledge needs for self-care and To care for their babies; We carried out an exploratory and descriptive study of a quantitative nature applied to 165 nurses in order to perceive which areas they valued most, as to the knowledge that these mothers should have to care for themselves and their babies; In the end, a correlational study was carried out in order to know the behavior of variables of socioeconomic and demographic characterization, such as the family structure and the relationship of the couple and the variables of surveillance and promotion of maternity, such as monitoring, information and surveillance prenatal. Results: In spite of the evident satisfaction with the information and care received, the mothers reported that in relation to knowledge needs in self-care, the most valued are related to physiological issues such as caring for lochia, on the other they refer psychological aspects such as relationship of the couple. Regarding the knowledge about baby care, the statistically significant differences were related to learning about child safety, child development, early diagnosis, childhood illness and medication, and 99.4% reported that their greatest need was related with skin care. Conclusion: PLN has proved to be a predictive tool in the evaluation of prioritization of knowledge. We can say that adolescent mothers and nurses do not have the same priority of knowledge. In fact, we perceive that with respect to self-care nurses present a difference in the perception of the knowledge that is most valued by the mothers. The results found and the bibliographic research allowed the delineation of a predictive model, with the objective of facilitating the development of a set of actions, which become health gains for adolescent mothers and their children.en
dc.identifier.tid101479239
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/24204
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectMaternidadept_PT
dc.subjectPĂłs-partopt_PT
dc.subjectMĂŁes adolescentespt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPerceção dos enfermeirospt_PT
dc.subjectAdolescentspt_PT
dc.subjectMaternitypt_PT
dc.subjectPost childbirthpt_PT
dc.subjectAdolescent motherspt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectNurses perceptionpt_PT
dc.titleMaternidade na adolescĂȘnciapt_PT
dc.title.alternativeMotherhood on teenagers
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Enfermagem

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
101479239.pdf
Size:
6.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: