Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Otimização das condições da cadeia de distribuição: impacto da temperatura e da atmosfera modificada na conservação dos produtos IV gamaPublication . Pereira, M. J.; Amaro, A. L.; Pintado, M.; Poças, F.
- Internationalization modes : the case of Portuguese firms in the United States of AmericaPublication . Barros, João de Serpa; Leitão, Alexandra Paula Branco Pinto; Oliveira, Francisca Rodrigues Sarmento Guedes deIn terms of internationalization, one of the most important steps firms must take is their entry mode choice. Firstly, in the literature review, the main entry modes are described as well as the theories that may explain the choice of one over another. The theories are: Transaction Cost Theory, the Organizational Learning Perspective, Information Economics, the Resource-Based View of the Firm, the Industrial Organization Perspective, Institutional Theory and Real Options Theory. Next, and given the location of the internship in the United States of America (U.S.A.), the trade and investment relations between this country and Portugal are analyzed as well as the role of investment and trade promotion agencies such as AICEP. Finally, these relations are illustrated with the internationalization of Mota-Engil, SA to the U.S.A. The almost sudden change of the social and economic context because of the financial crisis in 2007 proved a once taught to be positive entry to become unsustainable in the country.
- Diagnósticos de enfermagem mais frequentes no pós-operatório imediatoPublication . Gomes, Daniela Filipa Carvalho; Mendes, Maria Manuela Madureira LebreO presente Relatório de Estágio, inscrito no plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, pretende demonstrar de forma crítica e reflexiva as competências desenvolvidas ao longo dos estágios. Assim este relatório faz referência ao processo evolutivo das competências diferenciadas na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa adulta e idosa em situação crítica e sua família. O estágio relativo aos Cuidados Intensivos foi realizado num unidade de um Hospital do distrito de Lisboa, que permitiu o aprofundamento e mobilização de conhecimentos na aferição de competências desenvolvidas no Serviço de Urgência Geral, motivo pelo qual o estágio foi acreditado. Neste contexto contribuí para a melhoria da qualidade dos cuidados em saúde ao esclarecer a equipa multidisciplinar sobre os métodos de imobilização do doente vítima de trauma, vindo a sensibilizar para os riscos/benefícios no seu uso prolongado. O estágio opcional incidia sobre a enfermagem no Perioperatório, onde, afim do desenvolvimento de competências no cuidado especializado ao doente e sua família em contexto de Bloco Operatório, permitiu identificar os diagnósticos de enfermagem mais frequentes no pós-operatório imediato, formalizando um raciocínio lógico sobre que intervenções de enfermagem serão pertinentes perante determinado diagnóstico de enfermagem, garantindo desta forma uma maio satisfação e qualidade nos cuidados prestados. Com a Revisão Integrativa da Literatura, pretende-se não só perceber quais os diagnósticos de enfermagem mais frequentes no pós-operatório imediato mas também uniformizar a nossa linguagem enquanto profissionais de saúde, segundo a CIPE®, uma vez que a documentação sistemática dos cuidados permite que os dados acerca dos serviços de cuidados de saúde, recursos e resultados dos clientes sejam guardados e que possam posteriormente ser acedidos e analisados para avaliar os cuidados de saúde e gerar novos conhecimentos. Este curso de Mestrado permitiu consolidar conhecimentos e desenvolver competências na minha aprendizagem profissional e, permitiu-me de forma crítica e consciente, prestar cuidados de enfermagem especializados baseados em conhecimentos que emergem da investigação.
- Maternidade na adolescênciaPublication . Oliveira, Paula Helena Loução Paulo Sarreira Nunes de; Cordeiro, Maria Manuela NénéIntrodução: Embora a maternidade na adolescência constitua um fenómeno onde se constata uma diminuição, continua a verificar-se que as repercussões, quer para a mãe, quer para o bebé têm tendência a ser agravadas, considerando que maioritariamente vêm de conjunturas de risco social, associada a situações de pobreza, baixa escolaridade e com contextos familiares frágeis, carecendo deste modo de um apoio maior e mais específico. Com este estudo, pretendemos contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre as necessidades das mães adolescentes, identificando os conhecimentos que mais valorizam para o desempenho do papel parental e cooperar na obtenção de ganhos em saúde. Definimos como objetivos: Identificar quais as necessidades de aprendizagem prioritárias no pós-parto na perspetiva das mães adolescentes; descrever a associação entre as necessidades de aprendizagem no pós-parto, as caraterísticas sociodemográficas e as caraterísticas obstétricas das mães; aumentar o conhecimento em enfermagem relativamente às necessidades de conhecimentos das mães adolescentes, no seu autocuidado e nos cuidados ao seu filho; apresentar um modelo prescritivo para as práticas de cuidar na maternidade na adolescência. Materiais e Métodos: O estudo desenvolveu-se em cinco fases distintas. Primeiro começámos por perceber através da revisão sistemática da literatura, qual o estado da arte e do objeto de estudo; seguiu-se a tradução para o português europeu e a validação cultural para a população portuguesa do instrumento Postpartum Learning Needs (PLN), segundo as linhas orientadoras de Beaton et al., bem como a validação psicométrica do instrumento; sucedeu-se a elaboração de um estudo exploratório e descritivo de natureza quantitativa, recorrendo a 251 mães adolescentes, que foram entrevistados para o preenchimento de um questionário (subescalas), com uma escala de Likert de quatro pontos, referente às necessidades de conhecimentos para o auto cuidado e para cuidarem dos seus bebés; efetuámos, simultaneamente, um estudo exploratório e descritivo de natureza quantitativa, aplicado a 165 enfermeiros de forma a perceber quais as áreas que estas mães mais valorizavam, quanto ao conhecimento para cuidar de si e dos seus bebés; No final procedeu-se a um estudo correlacional de modo a conhecer qual o comportamento das variáveis de caracterização socioeconómica e demográfica, como a estrutura familiar e o relacionamento do casal e as variáveis de vigilância e de promoção da maternidade, como o acompanhamento, informação e vigilância pré-natal. Resultados: Apesar da evidente satisfação com as informações e com os cuidados recebidos, as mães referiram que relativamente às necessidades de conhecimentos no autocuidado, os mais valorizados estão relacionados com questões fisiológicas como o cuidado com os lóquios, por outro referem aspetos psicológicos como o relacionamento do casal. Já referentes aos conhecimentos com os cuidados ao bebé, as diferenças estatisticamente encontradas estavam relacionadas com o aprender sobre segurança da criança, desenvolvimento infantil, diagnóstico precoce, doenças da infância e medicação, sendo que 99,4% referiram que a sua maior necessidade estava relacionada com o cuidado com a pele. Conclusão: A PLN revelou ser um instrumento preditivo na avaliação da priorização de conhecimentos. Podemos, referir que mães adolescentes e enfermeiros não apresentam o mesmo grau de prioridade dos conhecimentos. De facto percebemos que relativamente ao autocuidado, os enfermeiros apresentam uma diferença na perceção dos conhecimentos que são mais valorizados pelas mães. Os resultados encontrados e a pesquisa bibliográfica permitiram delinear um modelo preditivo, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de um conjunto de ações, que se transformem em ganhos de saúde para as mães adolescentes e seus filhos.