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Vamos fortificar o nosso Monte! A série de animação Esquilo e Ouriço : uma ferramenta ideológica do regime Norte-Coreano

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorPuertas Hernandéz, Beatriz
dc.contributor.authorCarvalho, Sílvia Duarte da Silveira Melo de
dc.date.accessioned2021-07-15T09:45:34Z
dc.date.available2021-07-15T09:45:34Z
dc.date.issued2021-03-16
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractEsquilo e Ouriço (darami wa goseumdochi) é uma série de animação norte-coreana produzida entre os anos de 1977 e 2012. Narra a história dos habitantes do Monte das Flores, um grupo de animais que, face à invasão do exército das fuinhas e ratos, se vê obrigado a defender a sua terra natal. De modo a impedir que os planos dos seus inimigos se concretizem, os protagonistas tornam-se espiões e instalam-se na base das fuinhas, convertendo-se estrategicamente no “outro”, tanto em termos físicos como de identidade. Através de um mundo alegórico, esta série pretende transmitir a ideologia oficial do regime norte-coreano. Esta dissertação procura explorar a partir das noções de propaganda e da produção cultural de regimes autoritários, como esta série difunde os ideais de nacionalismo e militarismo ao seu público-alvo: as crianças norte-coreanas. Partindo do conceito de propaganda, que na Coreia do Norte possui uma forte dimensão pedagógica, esta dissertação examina o modo como Esquilo e Ouriço opera como uma ferramenta para a manutenção do regime autoritário deste país. Será desenvolvida através de uma análise dos aspectos visuais da série, (do design dos personagens à composição dos ambientes), em articulação com elementos textuais (os seus diálogos e letras das canções que compõem a sua banda sonora), e sonoros (o ritmo e tonalidade das vozes e das melodias). Concluiu-se com a investigação que, através da caracterização dos protagonistas como a dos inimigos, esta série de animação difunde e incute uma visão do mundo muito particular na sua jovem audiência: em que Coreia do Norte, representada pelos animais do Monte das Flores, conseguirá sempre derrotar os seus inimigos e sair vitoriosa. Por um lado, devido às suas características físicas e psicológicas virtuosas, os protagonistas são representações arquetípicas do herói corajoso e nacionalista, que crianças devem procurar emular. Por outro, os antagonistas, personificados na figura de animais predadores, apresentam-se como seres vis e incompetentes. por essa razão, as crianças devem associar aos próprios inimigos da Coreia do Norte. A partir destas representações monolíticas e antagónicas, Esquilo e Ouriço constitui-se como uma vigorosa ferramenta de doutrinação infantil e de reprodução de retóricas nacionalistas.pt_PT
dc.description.abstractSquirrel and Hedgehog (darami wa goseumdochi) is a North Korean children’s animation series released between 1977 and 2012. It follows the story of the animals of Flower Hill who, after being threatened with an invasion by the weasels and mice, are forced to defend their homeland. To keep their plans from coming to fruition, the protagonists go on undercover scouting missions in Commander Weasel’s headquarters, strategically adapting themselves to the “others”, both physically and mentally. Through an allegorical world, this series promotes and disseminates the official ideology of the North Korean state. Starting with the notions of propaganda and cultural production in authoritarian regimes, this dissertation aims to explore how this animation series spreads the ideals of nationalism and militarism to its target audience: North Korean children. From the concept of propaganda, which in North Korea intimately connected to education, this dissertation will examine the ways in which Squirrel and Hedgehog functions as an useful tool for the preservation of this country’s authoritarian state. This will be accomplished by an analysis of its visual features (the way the characters and backgrounds are designed), of its textual elements (such as dialogues and song lyrics) as well of its audio elements (the rhythm and tones of its voices and melodies). Through this investigation, we’ve concluded that by the way both the protagonists and the antagonists are portrayed, this animation series promotes a very particular vision of the world to its young audience: one where North Korea, represented by the animals of Flower Hill, will always be able of defeating its enemies and be victorious. On one hand, due to their physical and psychological features, the protagonists are archetypes of the brave and nationalist hero, who children must try to emulate. On the other, the antagonists, being mostly composed of predators, are vile and incompetent creatures, and thus, children should hate them as much as the real enemies of North Korea. Because of these monolithic and antagonistic representations, Squirrel and Hedgehog is understood as a strong tool both for child indoctrination and for the reproduction of the country’s nationalistic rhetoric.pt_PT
dc.identifier.tid202738191pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34152
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEsquilo e Ouriçopt_PT
dc.subjectPropagandapt_PT
dc.subjectAutoritarismopt_PT
dc.subjectNacionalismopt_PT
dc.subjectMilitarismopt_PT
dc.subjectSquirrel and Hedgehogpt_PT
dc.subjectPropagandapt_PT
dc.subjectAuthoritarianismpt_PT
dc.subjectNationalismpt_PT
dc.subjectMilitarismpt_PT
dc.titleVamos fortificar o nosso Monte! A série de animação Esquilo e Ouriço : uma ferramenta ideológica do regime Norte-Coreanopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Asiáticospt_PT

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