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- Vamos fortificar o nosso Monte! A série de animação Esquilo e Ouriço : uma ferramenta ideológica do regime Norte-CoreanoPublication . Carvalho, Sílvia Duarte da Silveira Melo de; Puertas Hernandéz, BeatrizEsquilo e Ouriço (darami wa goseumdochi) é uma série de animação norte-coreana produzida entre os anos de 1977 e 2012. Narra a história dos habitantes do Monte das Flores, um grupo de animais que, face à invasão do exército das fuinhas e ratos, se vê obrigado a defender a sua terra natal. De modo a impedir que os planos dos seus inimigos se concretizem, os protagonistas tornam-se espiões e instalam-se na base das fuinhas, convertendo-se estrategicamente no “outro”, tanto em termos físicos como de identidade. Através de um mundo alegórico, esta série pretende transmitir a ideologia oficial do regime norte-coreano. Esta dissertação procura explorar a partir das noções de propaganda e da produção cultural de regimes autoritários, como esta série difunde os ideais de nacionalismo e militarismo ao seu público-alvo: as crianças norte-coreanas. Partindo do conceito de propaganda, que na Coreia do Norte possui uma forte dimensão pedagógica, esta dissertação examina o modo como Esquilo e Ouriço opera como uma ferramenta para a manutenção do regime autoritário deste país. Será desenvolvida através de uma análise dos aspectos visuais da série, (do design dos personagens à composição dos ambientes), em articulação com elementos textuais (os seus diálogos e letras das canções que compõem a sua banda sonora), e sonoros (o ritmo e tonalidade das vozes e das melodias). Concluiu-se com a investigação que, através da caracterização dos protagonistas como a dos inimigos, esta série de animação difunde e incute uma visão do mundo muito particular na sua jovem audiência: em que Coreia do Norte, representada pelos animais do Monte das Flores, conseguirá sempre derrotar os seus inimigos e sair vitoriosa. Por um lado, devido às suas características físicas e psicológicas virtuosas, os protagonistas são representações arquetípicas do herói corajoso e nacionalista, que crianças devem procurar emular. Por outro, os antagonistas, personificados na figura de animais predadores, apresentam-se como seres vis e incompetentes. por essa razão, as crianças devem associar aos próprios inimigos da Coreia do Norte. A partir destas representações monolíticas e antagónicas, Esquilo e Ouriço constitui-se como uma vigorosa ferramenta de doutrinação infantil e de reprodução de retóricas nacionalistas.
- Avaliação neuropsicológica do impacto de concussões por cabeceamento em jogadores de futebol : revisão teóricaPublication . Nunes, Ana Carolina Ribeiro da Cruz de Freitas; Ferreira, Inês Saraiva; Ribeiro, Filipa Delegado Neiva CorreiaO Futebol é, inequivocamente, o desporto mais popular do mundo. No entanto, é um desporto que envolve com frequência uma elevada exposição a cabeceamentos da bola, com potencial risco de concussão cerebral. Pelo facto de constituir o único desporto no qual, intencionalmente, se cabeceia a bola, os jogadores estão sujeitos a inúmeros impactos cerebrais ao longo da carreira, o que poderá implicar alterações a curto e a longo prazo, tanto na estrutura cerebral, como na função cognitiva. Neste contexto, a presente revisão de literatura tem como objetivo identificar estudos sobre alterações estruturais e/ou cognitivas associadas ao cabeceamento no futebol. Foi efetuada uma pesquisa de artigos (1980 – novembro 2020) em bases de dados internacionais ((ScienceDirect®, Pubmed®, Web of Science®, SciELO®, LILACS®), utilizando palavras-chave relacionadas com cabeceamento, concussão cerebral e alterações cognitivas em jogadores de futebol. Dos 11 estudos selecionados, existem evidências de associação entre cabeceamento e alteração estrutural cerebral. No que concerne à função cognitiva, existem estudos que sugerem que os impactos do cabeceamento poderão ser causa de défices, enquanto outros não confirmaram a presença de alterações. Embora na atualidade a comunidade científica atribua importância clínica ao impacto do cabeceamento da bola, são necessárias mais investigações, em particular estudos longitudinais que permitam clarificar os efeitos cognitivos a curto e a longo do prazo nos jogadores de futebol.
- Relação dos digital influencers com as marcas : efeitos na perceção dos consumidores em contexto de crise reputacionalPublication . Rato, Carolina Alfar de Figueiredo Ribeiro; Victorino, Mariana Hidalgo Barata MartinsO surgimento dos digital influencers revolucionou o mercado da comunicação, a forma como as marcas comunicam, como fazem publicidade e como os clientes tomam as suas decisões. Os digital influencers são pessoas que, através da criação de conteúdos nos meios digitais, conquistam uma comunidade de seguidores. Esta atividade, que recentemente começou a ser considerada uma profissão, já provou o seu sucesso através do impacto nas marcas, nos consumidores e na área do marketing digital: com a relação de confiança que vão construindo, estes profissionais ganham influência na vida de milhares de pessoas, tornam-se capazes de mobilizar a sua audiência, acabando até por impactar as suas decisões de compra. São cada vez mais as marcas que percebem o valor que os influencers lhes podem agregar. Seja complementando campanhas de comunicação nos meios tradicionais, ou utilizando apenas as redes sociais, os digital influencers tornaram-se uma das formas mais rentáveis para as marcas conquistarem clientes, contribuindo para a sua notoriedade, valor e vendas. Apesar das várias vantagens resultantes do investimento nos digital influencers, tal como noutros meios, existem também alguns riscos. Esta investigação procurou compreender se, no caso de um digital influencer sofrer uma crise reputacional, as perceções que os consumidores têm sobre as marcas que este representa ficarão afetadas. Este estudo começou, então, por fazer um enquadramento teórico que serviu de base para a investigação. Na componente empírica da investigação, através da criação de um inquérito por questionário, procedeu-se à recolha de dados que permitiu avaliar: 1) os hábitos dos utilizadores das redes sociais; 2) a forma como o público perceciona a relação influencermarca e, por último, 3) que impacto uma crise reputacional de um digital influencer teria nas marcas que ele representa. Esta investigação procurou ser uma mais valia para as marcas, pois os resultados obtidos poderão contribuir para uma melhor compreensão sobre questões importantes para as marcas acerca da utilização das redes sociais. Contribuirão, também, para que as marcas estejam mais preparadas para uma situação de crise, com o mínimo de consequências reputacionais possível. Tendo por base a revisão de literatura e os resultados da investigação, criou-se um conjunto de guidelines que as marcas podem utilizar no caso de crise reputacional de um dos seus digital influencers.
- Marcas empáticas : um estudo exploratório para a medição e avaliação da empatia no sector automóvelPublication . Gregório, Mafalda Sotto Maior Veloso; Duarte, António Alexandre de OliveiraEm pleno século XXI é crescente o número de marcas envolvidas no mercado e em toda a vida quotidiana. A necessidade de criar e manter um relacionamento poderoso e emocional entre marcas e consumidores é então uma das preocupações constantes, principalmente por parte dos profissionais das áreas do Marketing e da Publicidade. Através da humanização das marcas é possível gerar um relacionamento mais emocional, bem construído e recíproco entre as duas partes (marca e consumidor), e desta forma as experiências geradas passam a ser distintas de todas as já alguma vez desenvolvidas. Por ser um tema pouco abordado ainda na área das marcas e, especialmente, do Marketing em geral, a empatia caracteriza-se como uma forte aposta para o amanhã de qualquer organização, para que haja uma maior e melhor ligação entre estas e o seu público-alvo, não só atuais como futuros consumidores, desenvolvendo assim fortes relações emocionais entre eles. Neste sentido, o objetivo deste projeto passa por desenvolver num novo modelo de medição e avaliação empática por parte das empresas, para que seja possível compreender de que forma estas se caracterizam (ou não) como empáticas para os seus consumidores. Para uma melhor compreensão e análise de dados, surgiu então a ideia de estudar um setor específico, para que fosse mais simples para os consumidores responderem aos variados itens do modelo proposto. Assim, o setor escolhido foi então o setor automóvel. Em suma, compreendeu-se que as marcas top-of-mind (selecionadas perante uma amostra inicial) deste setor se caracterizam como pouco empáticas para os seus consumidores atuais bem como a comunicação publicitária criada pelas mesmas. Perante estes dados, concluiu- se então que existe uma possibilidade por parte destas marcas de se posicionarem de forma mais positiva e com uma capacidade empática superior, para os seus futuros compradores.
- Innovations developed by patients and informal caregivers for needs associated to rheumatic diseasesPublication . Jacinto, Maria João; Oliveira, Pedro; Canhão, HelenaUntil recently, innovation in healthcare was mainly achieved through the development of new drugs, therapies, and medical devices by big pharma and medtech companies; however, the innovative potential for this field is much broader. The patients and caregivers' role in healthcare is often associated with disease management, demand for their own illness data, and its exchange with other patients. However, the patients and caregivers' capacity to innovate to cope with limitations associated with their health condition is a growing phenomenon and starting to be supported by healthcare stakeholders to achieve a truly patient-centric system. Our previous research has shown that these uncommon innovators can develop a wide range of solutions, from simple adaptations and products to highly technological biomedical devices. In this paper, we present novel solutions developed by rheumatic patients, their caregivers, and collaborators, published on the “Patient Innovation” platform (https://patient-innovation.com/), with a focus on the innovator profile, the need that triggers the innovative process, the type of motivation behind the product, and the products developed. The most significant needs that motivate innovation are the will to increase the level of independence (71%) and to be able to perform daily routine activities (65%). In over 80% of cases, the fact that the market does not fully fulfill the needs felt during daily activities is the main motivation to innovate. It is thus concluded that there is room for innovation in rheumatic diseases with solutions developed by patients and informal caregivers that intend to solve needs that the healthcare market is not covering.
- A perceção dos consumidores face à comunicação publicitária : estudo de caso do take away do Pingo DocePublication . Santos, Lorrana Aquino dos; Torres, Eduardo Cintra CoimbraDeparamo-nos diariamente com inúmeras mensagens publicitárias que, contudo, não são integralmente assimiladas. Este fenómeno deve-se, em parte, a uma maior resistência aos apelos da publicidade, mas também ao número substancial de mensagens que competem pela nossa atenção. Este panorama é evidente para a generalidade das marcas que, na tentativa de captar o foco dos consumidores, procuram destacar-se das mais diversas formas, entre as quais a publicidade. De modo a otimizar a comunicação publicitária é imperativa a compreensão dos consumidores, dos seus desejos e necessidades. Neste sentido, muitos investigadores dedicam-se ao estudo do comportamento do consumidor, um tema de crescente pertinência. É deste contexto que nasce o presente estudo. Pretendeu-se, através desta dissertação, estabelecer bases empíricas que permitissem um conhecimento mais profundo dos consumidores e das suas perceções relativamente à comunicação publicitária, com especial enfoque no caso do Take Away do Pingo Doce. De modo geral, procurou-se compreender se as perceções dos consumidores eram compatíveis com as premissas-chave da comunicação da marca, determinando, até certo ponto, a eficácia da publicidade. Assim, recorreu-se a um método misto com uma abordagem sequencial exploratória, combinando instrumentos de pesquisa de índole qualitativa – através de entrevistas semi-estruturadas a funcionários do Pingo Doce e da agência de publicidade BBDO Portugal, responsável pela comunicação publicitária da marca – e quantitativa – através da aplicação de um inquérito por questionário a recetores das mensagens publicitárias da marca. Concluiu-se que as perceções dos consumidores coincidem, de modo geral, com as mensagens publicitárias da marca, tendo-se constatado também não existir um grau de ceticismo considerável relativamente à sua comunicação publicitária. Verificou-se, contudo, que os supermercados não são ainda vistos como opções equivalentes aos restantes operadores do negócio da comida pronta a levar.