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O impacto das provas externas do 1º ciclo do ensino básico, para além dos números: resultados, representações e impactos percecionados

dc.contributor.authorVigário, Ana
dc.contributor.authorCabral, Ilídia
dc.date.accessioned2018-05-14T11:31:51Z
dc.date.available2018-05-14T11:31:51Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractApós a abolição dos exames, em 1974, o incremento da pressão sobre eficácia do sistema conduziu à reintrodução e progressiva disseminação das PEE (provas externas estandardizadas) em todos os ciclos de estudos, entre 1995 e 2015. Este trabalho dá conta dos primeiros resultados de um projeto de investigação em curso sobre as perceções e representações de professores, alunos e pais de quatro escolas portuguesas, sobre o impacto das PEE do 1º ciclo, nos resultados e nos modos de ensinar e de aprender. Após uma breve contextualização teórica e concetual é feita uma breve exposição sobre o design metodológico (quali/quanti), os critérios e os procedimentos adotados na investigação. Seguidamente, são apresentados e discutidos os dados preliminares que nos conduziram a conclusões que pretendemos vir ainda a afinar, no decurso da investigação. Embora nem todos os respondentes tenham assumido que as PEE produziram efeito na forma como aprendem/ ensinam, os dados sugerem que, em duas das três escolas deste estudo, a realização destas provas fez acionar mecanismos de melhoria dos resultados dos alunos. Contudo, este processo não terá sido inócuo, já que boa parte dos efeitos indesejados descritos pela literatura terão sido igualmente percecionados pelos respondentes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVigário, A., Cabral, I. (2017). O impacto das provas externas do 1º ciclo do ensino básico, para além dos números: resultados, representações e impactos percecionados. In J. Machado, C. Palmeirão, I. Cabral, I. Baptista, J. Azevedo, J. M. Alves, M. C. Roldão (orgs.), Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano : Atas do II Seminário Internacional, Porto, Portugal, 20-21 de Julho de 2017. (pp. 620-638). Porto: Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia - Centro de Estudos em Desenvolvimento Humanopt_PT
dc.identifier.isbn9789899948686
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/24274
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapt_PT
dc.subjectProvas externas estandardizadaspt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectAccountabilitypt_PT
dc.subjectPerceção de autoeficáciapt_PT
dc.titleO impacto das provas externas do 1º ciclo do ensino básico, para além dos números: resultados, representações e impactos percecionadospt_PT
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oaire.citation.endPage638pt_PT
oaire.citation.startPage620pt_PT
oaire.citation.titleEducação, Territórios e Desenvolvimento Humano : Atas do II Seminário Internacionalpt_PT
person.familyNameVigário
person.familyNamede Meireles Cabral da Rocha
person.givenNameAna
person.givenNameMaria Ilídia
person.identifier.ciencia-id8619-4C1B-A918
person.identifier.orcid0000-0003-4003-2501
person.identifier.orcid0000-0003-2141-044X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
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relation.isAuthorOfPublication3b4225f3-0763-45c5-b68c-27daf72de98a
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