Repository logo
 
Publication

O videocast na rádio : o caso do programa Wi-Fi da RFM

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Nelson Costa
dc.contributor.authorSérgio, Sofia Brás Baptista
dc.date.accessioned2021-07-23T14:17:57Z
dc.date.available2021-07-23T14:17:57Z
dc.date.issued2021-04-09
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractA rádio tem sido um dos meios de comunicação que mais tem sofrido alterações devido à internet e à existência dos media sociais. Apesar de muitos considerarem que a rádio estaria a morrer, este medium foi um dos que mais se reinventou ao longo das últimas décadas. A rádio tem criado modos e modelos de comunicação, deixando de ser apenas um medium sonoro e passou a ser um medium de som, de texto, de imagem e de vídeo o que fez emergir um novo conteúdo - o videocast. O interesse por este conteúdo levou à concretização deste trabalho, o qual resulta de um estágio curricular na empresa Grupo Renascença, na RFM, realizado entre junho e dezembro de 2019, na área de produção do programa Wi-Fi. Os objetivos deste estudo foram compreender se o conteúdo videocast é importante/benéfico ou não à rádio e aos seus profissionais, assim como se os ouvintes/seguidores da rádio consomem este tipo de conteúdo. Deste modo, foram definidas duas questões de investigação “De que forma é que o programa Wi-Fi da RFM utiliza o videocast como estratégia de aproximação ao público?” e “Quais as alterações introduzidas na produção radiofónica em sequência da utilização do videocast pelos profissionais?”. Para a dar resposta às questões de investigação foi realizado um estudo exploratório com recurso à observação e análise de 19 videocast e a entrevistas aos profissionais da rádio do programa Wi-Fi. Com este estudo exploratório pode concluir-se que o videocast se tornou um conteúdo essencial e importante para o programa Wi-Fi bem como para os ouvintes. O videocast é de fácil produção e edição, para além de que mostra o que acontece no interior do estúdio, tanto o que é transmitido “on air” como o que ocorrer “off air”, levando a que haja mais interesse por parte do público em ver o conteúdo.pt_PT
dc.description.abstractRadio has been one of the media that has changed the most due to the Internet and the existence of social media. Although many consider radio to be dying, this medium has been one of the most reinvented over the past decades. Radio has created modes and models of communication, moving from being just a sound medium to a sound, text, image and video medium, which has led to the emergence of new content - videoocast. The interest for this content led to the realization of this work, which is the result of a curricular internship at the company Grupo Renascença, RFM, held between June and December 2019, in the production area of the Wi-Fi program. The objectives of this study were to understand if the videocast content is important/beneficial or not to the radio and its professionals, as well as if the listeners / followers of the radio consume this type of content. Thus, two research questions were defined: "How does RFM's Wi-Fi program use videocast as a strategy to approach the public?" and "What changes have been introduced in radio production following the use of videocast by professionals? To answer the research questions, an exploratory study was carried out using the observation and analysis of 19 videocast and interviews with Wi-Fi radio professionals. With this exploratory study it can be concluded that the videocast has become an essential and important content for the Wi-Fi program as well as for listeners. The videocast is easy to produce and edit, besides it shows what happens inside the studio, both what is transmitted "on air" and what occurs "off air", leading to more interest from the public in seeing the content.pt_PT
dc.identifier.tid202730727pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34259
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRadiopt_PT
dc.subjectVideocastpt_PT
dc.subjectMedia sociaispt_PT
dc.subjectDigitalpt_PT
dc.subjectConvergênciapt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.subjectConvergencept_PT
dc.titleO videocast na rádio : o caso do programa Wi-Fi da RFMpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Sofia Baptista Sérgio.pdf
Size:
2.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format