Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Utilização da plataforma Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem na Escola Básica e Secundária da Calheta

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201328038.pdf2.76 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Num contexto em que o reconhecimento e o investimento em diversos domínios, envolvendo as novas tecnologias no ensino, se faz sentir, foi o conhecimento ainda insuficiente das práticas existentes nas escolas, principalmente na escola objeto de estudo, no que se refere à utilização de plataformas de apoio à aprendizagem e a prática docente, que nos levou a realizar esta investigação. Em particular pretende-se estudar a utilização da plataforma Moodle e o seu contributo para um conhecimento de realidades e de práticas atuais neste domínio, bem como identificar procedimentos que permitam consciencializar os docentes para o grande potencial que este recurso oferece no apoio à aprendizagem. Assim, propomo-nos realizar neste projeto de investigação um estudo da plataforma como ferramenta de apoio à aprendizagem na Escola Básica e Secundária da Calheta. Para execução do estudo optou-se por um estudo de caso apoiando-se num modelo de investigação empírica, baseado em uma metodologia mista, ou seja, dimensão quantitativa e qualitativa. Os dados foram recolhidos através da entrevista ao administrador do Moodle e de três inquéritos por questionários online. Dois questionários foram aplicados aos docentes da escola em estudo e um outro aos alunos de três turmas. Dá análise de dados podemos concluir que a utilização da plataforma como ferramenta de apoio à aprendizagem na Escola em estudo, ainda é muito escassa. A sua prática é feita essencialmente em ações de formação e de consulta de informação. No seu todo é pouco explorada e utilizada quando se passa para dentro de sala de aula. A sua utilização é feita de forma pouco colaborativa e é usada como repositório de conteúdos. De uma forma geral os docentes são da opinião que é uma ferramenta com qualidade, simples de trabalhar e que compensa o esforço.
In a context where recognition and investment in various fields involving new technologies in education is felt, we decided to conduct this research with the knowledge that there is insufficient existing practices in schools with regard to the use of support platforms in learning and teaching practices, especially in the school studied in this research. In particular, we intend to study the use of the Moodle platform and its contribution to an understanding of current realities and practices in this area and to identify procedures that will make teachers aware of the great potential that this feature offers to support learning. Thus, we propose to conduct this research project to study this platform as a support tool to learning in Calheta Primary and Secondary School. To implement this research, we chose to do a case study aided by an empirical research model, based on a mixed methodology, that is, on a quantitative and qualitative dimension. Data were collected from an interview with the Moodle administrator and three online questionnaires. Two questionnaires were applied to teachers in the school under observation and another to students from three classes. On analyzing the data we can conclude that the use of the platform as a tool to support learning in this school is still very scarce. It is used mainly in training activities and information search. On the whole, it is very little explored and used in the classroom. There is very little collaboration with its use and it is mainly used as a content repository. However, and in general, the teachers are of the opinion that it is a quality tool, simple to work with and well worth the effort.

Description

Keywords

Sistemas de gestão de aprendizagem Moodle TIC Management learning systems Information technology and communication

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue