Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A comunicação interna e o engagement dos colaboradores : estudo de caso : a intranet da Teleperformance Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação UCP - Mariana Cunha.pdf9.77 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A comunicação interna permite o fluxo de informação e conhecimento, a criação de cultura organizacional, de confiança e de relações, dando rumo aos objectivos organizacionais. A comunicação interna tem valor e o sucesso das organizações depende da qualidade e eficácia desta. Tendo em conta os desafios e as mudanças constantes com que nos deparamos nas organizações, há que perceber que factores são significativos para o desenvolvimento e bem-estar organizacional, para que as organizações continuem a competir e sobrevivam no mercado. As organizações são feitas de pessoas, e o que elas sentem afecta a sua performance e, por consequinte, a eficácia organizacional, é extremamente importante para criar um clima positivo dentro das organizações. As pessoas necessitam de estar engaged no seu trabalho e na organização, e a comunicação interna deve fazer parte da estratégia organizacional, pois tem o poder de afectar os níveis de engagement dos colaboradores. Neste sentido, esta investigação procura compreender a importância que a comunicação interna e o engagement têm nas organizações e qual a sua relação, especificamente através da perspectiva dos colaboradores da Teleperformance Portugal sobre o objecto em estudo – a sua intranet. Através de um inquérito por questionário desenvolvido como metodologia principal neste estudo, é possível confirmar o consentimento existente em relação ao poder informativo, integrativo e de conexão que a comunicação interna e, especificamente, a comunicação interna em rede tem face ao engagement dos colaboradores da Teleperformance Portugal.
The internal communication enable the flow of information and knowledge, the creation of organizational culture, trust and relationships, giving direction to the organizational goals. The internal communication has value and the success of the organizations depend on its quality and effectiveness. Given the constant challenges and changes that we face in organizations, we must understand which factors are significant for the organizational development and wellbeing so that the organizations continue to compete and survive in the marketplace. Organizations are made of people, and what they feel affects their performance and, consequently, organizational effectiveness; it is extremely important to create a positive climate within organizations. People need to be engaged in their work and with the organization, and internal communication should be part of the organizational strategy as it has the power to affect the levels of employee engagement. Therefore, the purpose of this research is to make know the importance that internal communication and engagement have in organizations and what’s their relationship, specifically through the perspective of Teleperformance Portugal's employees on the subject under this study - the intranet. Through a questionnaire survey developed as the main methodology in this study, it is possible to confirm the existing consent regarding the information, integration and connection power that the internal communication and specifically the internal network communication has to the engagement of Teleperformance Portugal’s empoyees.

Description

Keywords

Comunicação organizacional Comunicação interna Engagement Intranet Comunicação digital Organizational communication Internal communication Digital communication

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue