Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-16"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação interna e o engagement dos colaboradores : estudo de caso : a intranet da Teleperformance PortugalPublication . Cunha, Mariana Filipa Sena; Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartA comunicação interna permite o fluxo de informação e conhecimento, a criação de cultura organizacional, de confiança e de relações, dando rumo aos objectivos organizacionais. A comunicação interna tem valor e o sucesso das organizações depende da qualidade e eficácia desta. Tendo em conta os desafios e as mudanças constantes com que nos deparamos nas organizações, há que perceber que factores são significativos para o desenvolvimento e bem-estar organizacional, para que as organizações continuem a competir e sobrevivam no mercado. As organizações são feitas de pessoas, e o que elas sentem afecta a sua performance e, por consequinte, a eficácia organizacional, é extremamente importante para criar um clima positivo dentro das organizações. As pessoas necessitam de estar engaged no seu trabalho e na organização, e a comunicação interna deve fazer parte da estratégia organizacional, pois tem o poder de afectar os níveis de engagement dos colaboradores. Neste sentido, esta investigação procura compreender a importância que a comunicação interna e o engagement têm nas organizações e qual a sua relação, especificamente através da perspectiva dos colaboradores da Teleperformance Portugal sobre o objecto em estudo – a sua intranet. Através de um inquérito por questionário desenvolvido como metodologia principal neste estudo, é possível confirmar o consentimento existente em relação ao poder informativo, integrativo e de conexão que a comunicação interna e, especificamente, a comunicação interna em rede tem face ao engagement dos colaboradores da Teleperformance Portugal.
- Not only populism on the screens: the concept of activism on Portuguese television newsPublication . Müller, NaídeThe deep crisis of confidence affecting advanced industrial democracies that extends to the new and more recent democracies is creating a fertile ground for the growth of "populisms” that can affect significant activist historical achievements regarding basic human and civil rights. The debates about how social networks are contributing to this reality reinforces the need to strengthen the basic institutional and democratic functions of traditional media. In Portugal and in Europe television remains the most common medium used by citizens to access information, so it is important to present citizens other possibilities for public participation with the capacity to assert a set of social "counter-powers". The production of fictional realities increased by digital environments can be seriously detrimental to some audiences and postmodern PR professionals will necessarily have to adopt a critical attitude and vigilant of "meaningless communication" patterns. This article presents preliminary data on the representation of contemporary activist movements in the television news of the four generalist Portuguese free-to-air channels and approaches the possibilities for media professionals, as symbolmakers in hyperreality contexts, on counteracting the tendencies towards the standardization of beliefs in ways that can contribute to help activists, who defend democratic values, to reach the television screens.
- Análise jurisprudencial do regime a aplicar à obtenção de correio electrónico em Processo PenalPublication . Castro, Rita Leitão de Barros Niny de; Mesquita, Paulo Joaquim da Mota Osório Dá
- A arte, um caminho possível? : a educação pela arte e o ensino de EMRCPublication . Bartolomeu, Sandra da Silva; Vale, Paulo António Pires do; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoAs profundas alterações sociais das últimas décadas têm feito emergir desafios complexos para o universo da Educação. Perante a crise das estruturas de transmissão e do fenómeno de fragmentação das identidades pessoais e coletivas, concretamente no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, emerge a questão sobre o modo e as linguagens pelas quais a disciplina pode melhor responder à educação da pessoa toda e de todas as pessoas no momento atual. No presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada averigua-se a hipótese da arte como caminho pedagógico e didático rico e favorável à disciplina de EMRC, no âmbito de uma mediação cultural e mistagógica do cristianismo, potencializando um diálogo entre cultura e fé, entre a sociedade contemporânea e a proposta cristã. Diante do conjunto de oportunidades que esta via oferece, averigua-se não só a potencialidade da análise de obras de arte enquanto recurso didático, mas também a da prática artística enquanto modo de aprendizagem através da experiência. Concluem-se as mais-valias de uma Educação pela Arte na disciplina de EMRC, contribuindo para a capacitação simbólica dos alunos, a sua literacia cultural e religiosa, e para o incremento da sua sensibilidade e abertura ao transcendente. Finalmente apresenta-se uma proposta concreta elaborada a partir dos conteúdos da Unidade Letiva 1 do programa de 6º ano, “A Pessoa Humana”. Sugere-se assim que uma aliança entre a educação religiosa e a artística poderá ser resposta aos desafios atuais da sociedade e da educação pós-modernas.