Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Moreira Queirós, Sílvia Maria

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Programa de intervenção de enfermagem para a promoção do autocuidado na pessoa com ostomia de ventilação
    Publication . Queirós, Sílvia Maria Moreira; Santos, Célia Samarina Vilaça de Brito; Brito, Maria Alice Correia de
    Das áreas de atenção sensíveis aos cuidados de enfermagem no processo de transição para a vida com um estoma de ventilação, o autocuidado destaca-se como um dos mais significativos. Apesar do reconhecimento da sua importância, não existia evidência sobre as intervenções de enfermagem com relevância para a promoção do autocuidado na pessoa com um estoma de ventilação. Paralelamente, os cuidados prestados eram frequentemente descritos como descontínuos, insuficientes e variáveis. Assim, foi definido como objetivo desta investigação construir e estudar a viabilidade de um programa de intervenção de enfermagem para a promoção do autocuidado na pessoa com um estoma de ventilação, capaz de sistematizar a prática clínica. Para tal, foi realizada a construção teórica e estudo da viabilidade de um programa de intervenção, com base nas recomendações do Medical Research Council. Primeiramente, foi efetuada uma revisão de âmbito sobre as intervenções de enfermagem para a promoção do autocuidado na pessoa com um estoma de ventilação e seus resultados. Posteriormente, foram realizados dois estudos qualitativos com os envolvidos: as pessoas com um estoma de ventilação e os enfermeiros da prática clínica, para conhecer as suas expectativas, preferências e dificuldades. De seguida, o programa foi desenhado com recurso aos critérios de Aranda (2008). Procedeu-se também à construção e avaliação de materiais educativos escritos, enquanto recursos de suporte à implementação do programa. Depois, foi avaliada a adequação do programa por peritos e a sua aceitação pelos enfermeiros da prática clínica, através de um estudo qualitativo do tipo grupo focal. O programa de intervenção criado é constituído por seis módulos temáticos sequenciais. Em cada um dos módulos foi definido o objetivo, os dados que devem ser obtidos antes da sua implementação, o momento certo para intervir, as intervenções de enfermagem, os conteúdos que concretizam as intervenções, os seus métodos de administração e a dose. Foram ainda elaborados os manuais educativos escritos: “Viver após uma traqueotomia” e “Viver após uma laringectomia total”. Os participantes dos estudos de avaliação consideraram que o programa e os manuais são adequados, bem estruturados e clinicamente úteis. Esta investigação possibilitou melhorar o conhecimento disciplinar sobre a promoção do autocuidado na transição para a vida com um estoma de ventilação. Por outro lado, poderá contribuir para a melhoria da prática clínica, por conceber um programa de intervenção baseado na evidência, na perceção dos envolvidos e avaliado por peritos, que cumpre o rigor metodológico exigido para o desenvolvimento de intervenções complexas na área da saúde.
  • Conditioning factors for the development of the self-care competence in the person with a tracheostomy
    Publication . Queirós, Sílvia; Santos, Célia; Brito, Alice; Pinto, Igor
    Background: The development of the self-care competence in the person with a stoma promotes a healthy transition to a life with a stoma. Studies suggest the existence of factors conditioning the development of the ostomy self-care competence. Objectives: To identify the conditioning factors for the development of the self-care competence in the person with atracheostomy. Methodology: A quantitative, descriptive, and cross-sectional study was conducted in a nonprobability sample composed of 80 participants. Data were collected using the “Assessment Form of the Self-Care Competence in the Person with a Tracheostomy. Results: The conditioning factors for the development of the tracheostomy self-care competence were: being a man, having low schooling, having had an emergency surgery, having a temporary ostomy, and having a caregiver. The postoperative period proved to be a facilitating factor. Conclusion: The recognition of the existence of factors conditioning the development of the tracheostomy self-care competence allows nurses to identify conditions of vulnerability in their patients and adapt their interventions with a view to enhancing their autonomy.