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Ferreira Matias Alves, José Joaquim

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  • As salas de aula nas escolas modernizadas pela parque escolar. Entre a retórica luminosa e as práticas sombrias
    Publication . Bertão, Manuel Peniche; Alves, José Matias
    O crescente interesse pelo ambiente construído das escolas e a influência do ambiente físico, que inclui espaços escolares de educação formal e não formal, no comportamento, nas atitudes e nas estratégias de ensino, tiveram a contribuição do programa de modernização das escolas secundárias, ainda em execução pela Parque Escolar. A investigação em andamento visa determinar como é que diretores escolares, professores e alunos percecionam as alterações introduzidas nos espaços escolares modernizados e em que medida estas provocaram mudanças nos modos de ensinar e de aprender, tendo como referencial o Manual de Projeto e o modelo pedagógico implícito. O estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa, com uma forte componente de investigação de estudo pós-ocupação e está a ser desenvolvido em três escolas secundárias do distrito do Porto. São apresentados os resultados parcelares da análise dos dados recolhidos no inquérito por questionário aos alunos do 12.º ano. Os resultados colocam em evidência a elevada importância que os alunos conferem à sala de aula, no conjunto dos espaços escolares, bem como o conforto, a temperatura e a circulação de ar nas salas, que consideram inadequados.
  • As salas de aula nas escolas modernizadas pela Parque Escolar. Entre um voluntarismo retórico e uma míngua de efeitos nos processos educativos
    Publication . Bertão, Manuel Peniche; Alves, José Matias
    O interesse pelo estudo da influência do ambiente físico dos espaços escolares no comportamento, nas atitudes e nas estratégias de ensino, insere-se no contexto do programa de modernização das escolas secundárias, ainda em execução, pela Parque Escolar E.P.E. A investigação em andamento visa determinar como é que diretores escolares, professores e alunos percecionam as alterações introduzidas nos espaços escolares modernizados e em que medida estas provocaram mudanças nos modos de ensinar e de aprender, tendo como referencial o Manual de Projeto: arquitetura e o modelo pedagógico implícito. O estudo enquadra-se numa metodologia qualitativa e quantitativa, com uma forte componente de investigação de estudo pós-ocupação, e desenvolveu-se em três escolas secundárias do distrito do Porto. São apresentados os resultados parcelares da análise dos dados recolhidos no inquérito, por questionário, aos professores, e na entrevista, aos diretores. Os resultados colocam em evidência que a perceção coletiva sobre as características dos novos espaços escolares, as condições para o ensino e a aprendizagem e o efeito na mudança das práticas letivas estão longe de corresponder à retórica enunciada.
  • As salas de aula nas escolas modernizadas pela parque escolar: sonhos adiados
    Publication . Bertão, Manuel Peniche; Alves, José Matias
    O crescente interesse pelo ambiente construído nas escolas e a respetiva influênciano comportamento, nas atitudes e nas estratégias de ensino, foram as motivações centrais do chamado programa de modernização das escolas secundárias, ainda em execução, pela Parque Escolar E.P.E. A investigação em andamento visa determinar como é que diretores escolares, professores e alunos percecionam as alterações introduzidas nos espaços escolares modernizados e em que medida estasprovocaram mudanças nos modos de ensinar e de aprender, tendo como referencial o Manual de Projeto: arquitetura e o modelo pedagógico implícito. O estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa, com uma forte componente de investigação de estudo pós-ocupação e está a ser desenvolvido em três escolas secundárias do distrito do Porto. São apresentados os resultados parcelares da análise dos dados recolhidos no inquérito, por questionário, aos professores, e na entrevista, aos Diretores. Os resultados colocam em evidência que a perceção coletiva sobre as caraterísticas dos novos espaços escolares e das condições para o ensino e a aprendizagem não são coincidentes com a perceção individual de cada um dos professores e dos Diretores Escolares.