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- As salas de aula nas escolas modernizadas pela parque escolar. Entre a retórica luminosa e as práticas sombriasPublication . Bertão, Manuel Peniche; Alves, José MatiasO crescente interesse pelo ambiente construído das escolas e a influência do ambiente físico, que inclui espaços escolares de educação formal e não formal, no comportamento, nas atitudes e nas estratégias de ensino, tiveram a contribuição do programa de modernização das escolas secundárias, ainda em execução pela Parque Escolar. A investigação em andamento visa determinar como é que diretores escolares, professores e alunos percecionam as alterações introduzidas nos espaços escolares modernizados e em que medida estas provocaram mudanças nos modos de ensinar e de aprender, tendo como referencial o Manual de Projeto e o modelo pedagógico implícito. O estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa, com uma forte componente de investigação de estudo pós-ocupação e está a ser desenvolvido em três escolas secundárias do distrito do Porto. São apresentados os resultados parcelares da análise dos dados recolhidos no inquérito por questionário aos alunos do 12.º ano. Os resultados colocam em evidência a elevada importância que os alunos conferem à sala de aula, no conjunto dos espaços escolares, bem como o conforto, a temperatura e a circulação de ar nas salas, que consideram inadequados.
- Pelos 'jardins secretos' de duas escolas com populações estudantes semelhantes, mas com resultados académicos diferentesPublication . Amorim, Sílvia; Cabral, Ilídia; Alves, José MatiasThere is a great scientific consensus about the centrality of the school, and in particular the teacher, on the quality of student learning, and teaching practices are a key part of student’s school success. However, the classroom is still one of the secret places of most schools, it is the secret garden, a place with (many) mysteries to unveil. Aware of the fact that the classroom is the heart of the school, we intend to understand how planning, implementation and monitoring of the teaching learning process is done and to identify the main teaching strategies and the type of work used in two schools with different academic results, but with contexts and similar student populations. Questionnaires were applied (teachers and students), observations of classes were done and semi-structured interviews (teachers), focus group (students) were implemented and the results of evaluation of the students of the 6th and 9th forms in the subjects of Portuguese and Mathematics were analysed. From the analysis and interpretation of the data it is possible to verify that the two schools present differences in the way in which they plan and materialize the teaching-learning process. In some respects, there is a contradiction between what the teachers say they do and what has been observed and/or perceived by the students, showing that the school is a mosaic of visions, perceptions and realities.
- As salas de aula nas escolas modernizadas pela Parque Escolar. Entre um voluntarismo retórico e uma míngua de efeitos nos processos educativosPublication . Bertão, Manuel Peniche; Alves, José MatiasO interesse pelo estudo da influência do ambiente físico dos espaços escolares no comportamento, nas atitudes e nas estratégias de ensino, insere-se no contexto do programa de modernização das escolas secundárias, ainda em execução, pela Parque Escolar E.P.E. A investigação em andamento visa determinar como é que diretores escolares, professores e alunos percecionam as alterações introduzidas nos espaços escolares modernizados e em que medida estas provocaram mudanças nos modos de ensinar e de aprender, tendo como referencial o Manual de Projeto: arquitetura e o modelo pedagógico implícito. O estudo enquadra-se numa metodologia qualitativa e quantitativa, com uma forte componente de investigação de estudo pós-ocupação, e desenvolveu-se em três escolas secundárias do distrito do Porto. São apresentados os resultados parcelares da análise dos dados recolhidos no inquérito, por questionário, aos professores, e na entrevista, aos diretores. Os resultados colocam em evidência que a perceção coletiva sobre as características dos novos espaços escolares, as condições para o ensino e a aprendizagem e o efeito na mudança das práticas letivas estão longe de corresponder à retórica enunciada.