Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Enseñanza y aprendizaje a distancia para sordos: bases metodológicas del desarollo curricular de la licenciatura en Lengua de Señas Portuguesa
    Publication . Mineiro, Ana; Lagarto, José; Nunes, Maria Vânia; Caldas, Alexandre Castro
    En este artículo pretendemos dar cuenta de las bases metodológicas que han desembocado en el diseño y construcción de una Licenciatura en Lengua de Señas Portuguesa (LGP), en la Universidad Católica Portuguesa. Esta licenciatura tiene por objeto formar sordos en LGP, en un régimen de Enseñanza a Distancia, con el método de blended learning. Por primera vez en Portugal, la lengua vehicular de todas las clases presenciales así de como la mayoría de los materiales científicos y didácticos ha sido la LGP. La licenciatura se encuentra acompañada y apoyada por un proyecto de investigación, a cargo del Observatório de LGP, que pretende observar y registrar los nuevos gestos asociados a los contenidos científicos de las 26 unidades curriculares de que consta esta licenciatura. A partir de las observaciones registradas se realizará un diccionario especializado con los gestos nacidos en la comunidad sorda, recopilados por primera vez en contexto académico universitario.
  • A leitura em crianças prematuras com perturbações neuromotoras
    Publication . Campos-Gil, Iolanda; Nunes, Maria Vânia
    Este trabalho visa avaliar em simultâneo os perfis do processamento visual e fonológico na leitura, em crianças nascidas prematuras com perturbação neuromotora ligeira e moderada. A tarefa de leitura será realizada com o teste da leitura em Português Europeu- ALEPE, para avaliação do processamento visual na leitura realizar-se-á o registo simultâneo do seguimento ocular (eye-tracking), e para avaliação do processamento fonológico será considerada a análise da voz gravada na ALEPE. Estão já constituídos três grupos. Um grupo experimental de 25 prematuros com perturbação neuromotora ligeira e moderada (de acordo com Sistema de Classificação da Função Motora Global SCFMG), um grupo de 25 crianças com idêntica perturbação neuromotora nascidas de termo e um grupo com 32 crianças tipicamente desenvolvidas com idades entre os 7 e 10 anos. Todas as crianças incluídas têm um QI igual ou superior a 70. Todos os participantes serão submetidos à tarefa de leitura com computador e sistema eye-tracking que decorre numa única sessão no final do ano letivo. Para melhor caracterização dos grupos, todos serão avaliados em duas sessões precedentes em termos do desenvolvimento cognitivo relacionado com o processamento visuopercetivo (perceção visuo-espacial, memória visual com Teste de atenção visual, WISC III, Índice percetivo e Figura complexa de Rey) e com o desenvolvimento da Linguagem (incluindo o processamento fonológico, avaliação com índice verbal da WISC III e Desenvolvimento da linguagem Gol-E). Para melhor caracterização serão também considerados os dados das ressonâncias magnéticas. A nossa expectativa é a de encontrar perfis específicos em cada grupo na atividade de leitura ao nível da atenção visual, seguimento e fixação visual e processamento fonológico, estando associados a cada perfil perturbações específicas do neurodesenvolvimento a nível visuopercetivo e fonológico. O estudo encontra-se a decorrer, estando já os grupos constituídos com as avaliações do desenvolvimento visuopercetivo e da linguagem realizadas. A avaliação da leitura realiza-se no final do ano letivo, estando condicionada pelo calendário escolar, tendo já sido reunidas todas as autorizações necessárias. Os resultados preliminares estarão compilados em Junho e os finais serão apresentados em Setembro. Pretende-se que os perfis encontrados na atividade de leitura possam contribuir para o desenvolvimento de estratégias específicas por parte dos profissionais na abordagem do ensino destas crianças com NEE.
  • Reliability and validity of the European Portuguese version of the Social Touch Questionnaire
    Publication . Vieira, Ana Isabel; Ramos, Ana Vanessa; Cavalheiro, Luís Manuel; Almeida, Patrícia; Nogueira, Dália; Reis, Elisabeth; Nunes, Maria Vânia; Castro-Caldas, Alexandre
    Social touch is essential for physical and emotional well-being. However, different meanings can be attributed to physical contact during social interactions and may generate bonding or avoidant behaviors. This personal and unique experience is not usually taken into account in health and social care services. The aim of this study is to produce a valid and reliable European Portuguese version of the Social Touch Questionnaire (STQ, Wilhelm et al. in Biol Psychol 58:181–202, 2001. doi:10.1016/S0301-0511(01)00113-2). The STQ is a self-report questionnaire for adolescents and adults measuring behaviors and attitudes towards social touch. The original version was translated into European Portuguese using a forward-back translation process and its feasibility was examined. To evaluate the psychometric properties, a total of 242 Portuguese university students participated in the study (21.3 ± 3.8 years). The STQ was considered feasible, showed adequate internal consistency (Cronbach’s α = .734), and the test–retest correlation with the STQ items demonstrated a high concordance between the tests over a two-week interval (ICC = .990; n = 50). Validity tests were performed, comparing the total score of the STQ with that of the anxiety and avoidance subscales of the Social Interaction and Performance Anxiety and Avoidance Scale (SIPAAS). A very significant conceptual convergence was confirmed between the STQ and with the SIPAAS-Anxiety (r = .64; p < .0001) and with the SIPAAS-Avoidance (r = .59; p < .0001). The exploratory factor analysis, with Promax rotation, revealed 3 factors: dislike of physical touch, liking of familiar physical touch and liking of public physical touch (Cronbach’s alphas ranged from.68 to.75). Psychometric properties confirmed the adaptation of the STQ to the Portuguese culture. It is a reliable and valid self-report questionnaire and it appears to be a useful tool to assess behaviors and attitudes towards social touch.
  • Envelhecimento cognitivo: principais mecanismos explicativos e suas limitações
    Publication . Nunes, Maria Vânia
    Apresenta-se uma síntese baseada numa intensa pesquisa de literatura sobre envelhecimento cognitivo. A informação recolhida baseou-se fundamentalmente em análises de artigos de revistas científicas internacionais bem como de livros de referência sobre o tema em análise. Começando com uma definição de envelhecimento cognitivo, é feita de seguida uma breve introdução à discussão sobre a influência do envelhecimento no funcionamento cognitivo, sendo em seguida discutidos em detalhe os mecanismos cognitivos que são usualmente utilizados para tentar explicar essa influência. São discutidos quatro mecanismos: 1. A diminuição da velocidade de processamento; 2. O declínio da memória de trabalho; 3 O declínio da função inibitória; 4. O declínio da função sensorial. Para cada um destes mecanismos é feita uma análise criticada sua capacidade explicativa, bem como das suas limitações. O artigo finaliza com uma breve discussão geral relativamente aos mecanismos cognitivos analisados.