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  • Processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro orientador do ensino clínico
    Publication . Amaral, Guida Maria Marques da Silva; Figueiredo, Amélia Simões
    A questão central da tese apresentada remete para a compreensão do processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro orientador de ensino clínico de estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem em contexto hospitalar e inscreve- se no âmbito da Educação em Enfermagem. De forma a enquadrar o fenómeno em estudo, construímos um quadro de referência para contextualizar a evolução do ensino de enfermagem dirigido para as competências, o ensino clínico enquanto componente prática do Curso de Licenciatura em Enfermagem e o acompanhamento realizado no mesmo. Demos ainda enfoque ao enfermeiro orientador, um dos elementos da tríade no processo de orientação de estudantes, e por fim delimitamos o conceito de competência e o processo de desenvolvimento de competências. Os objetivos específicos do estudo são: identificar “recortes” biográficos de natureza educacional e profissional que influenciam o desenvolvimento de competências; identificar os aspetos do contexto profissional que influenciam o desenvolvimento de competências; e descrever os recursos que são mobilizados no desenvolvimento de competências. A estratégia geral do estudo enquadra-se no paradigma qualitativo, considerando o fenómeno em estudo, num formato de estudo de caso em harmonia com a teoria fundamentada nos dados. O estudo decorreu em dois contextos de um Centro Hospitalar da Grande Lisboa, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas a enfermeiros com experiências diferentes na orientação de estudantes de enfermagem e em diferentes estádios de desenvolvimento sócio-profissional de Benner. A amostragem teórica foi conduzida pelos conceitos derivados da codificação dos dados e da evolução da teoria, até considerarmos ter atingido a saturação de dados. O tratamento e análise dos dados considerou o referencial de Strauss e Corbin. Os “recortes” biográficos de natureza educacional e profissional, que influenciaram o desenvolvimento de competências do enfermeiro orientador, foram evidenciados nas dimensões socialização primária e secundária. Na primeira emergiu o contexto familiar e escolar, e na segunda o contexto académico, profissional e social. Estas configurações influenciaram os recursos endógenos desenvolvidos pelo enfermeiro ao longo do seu trajeto de vida. Foi ainda visível a importância dos recursos exógenos, enquanto suporte, no desenvolvimento de competências. O modelo explicativo do processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro orientador integra a mobilização dos recursos endógenos e exógenos num contínuo temporal, identificando ao longo do processo momentos-chave, de rotura, e aspetos facilitadores e inibidores. Emergiram ainda algumas premissas que poderão contribuir para a construção de um perfil pedagógico do enfermeiro orientador.
  • Developing preceptors’ skills: experts’ view
    Publication . Amaral, Guida; Figueiredo, Amélia Simões
    Background: In Portugal, the legal framework of the Undergraduate Degree in Nursing and the Regulation of Nursing Practice point to the nurse’s contribution to nursing students’ education. Objective: To characterize the process of developing clinical preceptors’ skills. Methodology: Qualitative study, using the Grounded Theory methodology. Semi-structured interviews were conducted with 7 expert nurses. Theoretical sampling was used based on the needs identified in the coding process. Data analysis and treatment followed the methodology adopted. Results: The following aspects characterize the development of clinical preceptors’ skills: primary and secondary socialization at the educational level, and experience, knowledge, analytical skills, and professional initiative at the professional level. Conclusion: Throughout the development of their skills, the experts highlighted the educational and academic experiences that promote critical reflection and a proactive attitude, and professional aspects such as expertise, analytical skills, and motivation.