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- Análise do Setor Cultural e Criativo em Portugal: principais estudos macroeconômicos entre 2008-2018Publication . Teixeira, Luis Miguel Lopes; Teixeira, Luis Miguel LopesEm Portugal, datam do início deste milénio os primeiros estudos sobre o setor cultural e criativo e a sua projeção no desenvolvimento do país. Estes estudos são encomendados por entidades públicas ou associações privadas sem fins lucrativos com o objetivo de compreender o quadro económico do setor, entender o contexto global e as especificidades locais, permitindo identificar modelos de implementação e apoiar projetos para financiamento público. Assim, permitem identificar um novo paradigma de desenvolvimento que aproxima a cultura e economia, identificando a criatividade e a cultura como os motores do desenvolvimento no mundo local e global. Este artigo apresenta os principais estudos realizados em Portugal, destacando os seus objetivos, as metodologias seguidas, as limitações identificadas, assim como os principais resultados e conclusões. Esse levantamento configura-se como pertinente para o conhecimento das abordagens existentes em Portugal e das fontes em que se baseiam. Permite, ainda, ter uma visão de dados relativos à evolução do setor cultural e criativo no que diz respeito ao emprego e à criação de riqueza, bem como à situação do comércio internacional. Possibilita conhecer algumas das recomendações produzidas no sentido de melhor aproveitar os financiamentos públicos nacionais e europeus. Pretende-se que este estudo seja o ponto de partida para a elaboração de uma nova análise do peso do setor em Portugal em termos de criação de emprego e de riqueza
- Internships at creative and cultural industries management master programs in Spain and Portugal: a comparative studyPublication . Teixeira, Luís; Silva-Domínguez, CarmeIn 2018, according to Eurostat, Portugal and Spain stated that a greater part of people in cultural and creative employment had a tertiary level of educational attainment, and the percentage of people who were self-employed in the field of culture was more than double the average reported for the entire of the economy. Successful managers of creative organizations must master managements skills. Although transfer of academic skills from the classroom to the workplace is a complex phenomenon, internships are perceived as one of the best ways to learn the reality of work. This paper analysis and explores university student internship programs, in Spain and Portugal, as the potential of enhancing student employability.
- Prácticas profesionales en los programas de Máster en gestión de las industrias culturales y creativas en España y Portugal: estudio comparativoPublication . Silva-Domínguez, Carme; Teixeira, LuísEste estudio se propone afrontar el análisis de diversos aspectos curriculares de los programas oficiales de máster en el àmbito de la gestión de las industrias culturales y creativas, centrándose en las prácticas en empresas e instituciones de las que dispone el alumnado que se forma en este ámbito en los dos países de la Península Ibérica: España y Portugal.
- Comparative analysis of the Master's degrees in Cultural Management: Brazil, Spain and PortugalPublication . Teixeira, Luís; Silva-Domínguez, CarmeThere is now widespread consensus about the need for professionals trained in universities who can act in the field of Cultural Management. In Spain, various professional associations demand from the universities specific training tools aimed at those who want to take over the culture or work towards it, both in the institutional setting and in the private space, specially in relation to self-employment. In the last decade, in Portugal, the cultural and creative industries agenda has expanded, fostering complex connections between higher education sector and the creative economy in domains that range from the growth of creative human capital to the increase in collaborations and partnership across arts schools and local art scenes. The present communication aims at comparative analysis of various training initiatives arising in the universities of Brazil, Spain and Portugal. This analysis is carried out in order to assess the commonalities between the instruments implemented in each of these spaces, as the culture sector is increasingly transnational, and therefore universities must accommodate content and training tools that may be valid beyond the national borders of each of the spaces.
- Evolução do Setor Cultural e Criativo em Portugal de 2012 a 2018Publication . Cortez, Maria Raquel; Teixeira, LuisA aposta no Setor Cultural e Criativo (SCC) tem sido encarada como uma oportunidade de desenvolvimento económico e social que articula aspetos culturais, tecnológicos, económicos e sociais (FCT, 2014). A atração de talento e capital com base na criatividade e na propriedade intelectual estão na origem de produtos e serviços que estimulam um crescimento económico sustentável (Fundação Serralves, 2008). Medir o desempenho económico e social das atividades culturais e criativas tem sido uma preocupação de cada vez mais países de forma a decidir caminhos futuros que contribuam para um maior desenvolvimento (UNCTAD, 2013). Este trabalho pretende fazer o ponto da situação do setor em Portugal com base em dados de entidades oficiais