Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Clima e satisfação laboral numa autarquia da zona norte de Portugal
    Publication . Barros, Gilberto Óscar da Costa; Lobo, Fátima
    Esta investigação visa o clima e a satisfação laboral numa autarquia do norte de Portugal. A amostra é constituída por 129 colaboradores, foram aplicados dois instrumentos – Escala de Clima Social no Trabalho e o Questionário de Satisfação Laboral 20/23. Os resultados indicam que o clima organizacional é influenciado pela satisfação laboral, sobretudo a satisfação com a supervisão, que se revela um preditor do clima organizacional em todas as subescalas analisadas, indicam também que os dois constructos são influenciados pelas variáveis organizacionais, destacando-se entre estas, os departamentos de pertença. Os resultados desta investigação para além de enfatizarem a importância da satisfação laboral dos colaboradores em contexto organizacional e sua relação com o clima organizacional, demonstra também a importância do diagnóstico organizacional e os benefícios pessoais e organizacionais que daí advém.
  • Adaptação para a população portuguesa do instrumento "The Leadership on Hod' - Survey (Part 1: the individual)”: estudo preliminar em Estudantes do Ensino Superior
    Publication . Lobo, Fatima
    A presente investigação visa adaptar The Leadership on Hold-Survey (Parte 1: Individual) para a população portuguesa, através de um estudo exploratório em estudantes universitários. A amostra é constituída por 230 estudantes do ensino superior de duas universidades do norte de Portugal, 80,9% mulheres e 19,1% homens. A amostra revela níveis elevados de procrastinação. O teste KMO obteve o valor de ,625, o teste de esfericidade de Barlett Chi-Square 184,663 com 66 graus de liberdade (df-degrees of freedom), nível de significância < ,001 e valores de comunalidade superiores a ,500. A análise fatorial de componentes principais identificou 3 fatores que explicam 48,54, respetivamente: emocional, estratégico e físico. A relevância deste instrumento prende-se com a base teórica e a sustentação concetual subjacente ao conceito de liderança e, os resultados fornecem evidência de aplicabilidade do instrumento em estudos posteriores em contexto de trabalho.