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- O reentelamento com compostos de cera-resina: o aprendizado de Edson Motta no Fogg Conservation Center e a adaptação à realidade brasileiraPublication . Paiva, May; Aguiar, Maria; Vieira, EduardaA experiência de Edson Motta (1910-1981), após sua formação no Fogg Conservation Center, ofereceu à prática de restauro no Brasil o uso de novos materiais e a introdução da técnica de reentelamento a cera-resina. Tal processo levanta o debate acerca das vantagens e desvantagens da utilização desse método, no contexto de um país tropical e com poucos recursos. Para pensar tal problemática, configura-se como importante ferramenta a abordagem da história e razões que levaram esse processo técnico a ser, muito provavelmente, a melhor opção para a preservação do vasto patrimônio de pinturas sobre telas no Brasil.
- A história técnica da conservação e restauro de pinturas no Brasil entre os anos de 1947 e 1985 : Edson Motta e seus seguidoresPublication . Paiva, May Christina Cunha de; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Vieira, Eduarda Maria Martins Moreira da SilvaO principal objetivo desta tese é a investigação e registro das técnicas e princípios éticos da conservação de pinturas realizadas por Edson Motta, João José Rescala e Jair Afonso Inácio, de 1947 a 1985, para o Instituto do Património Artístico e Histórico Nacional (IPHAN). As bases filosóficas da deontologia profissional de Motta foram herdadas diretamente dos conservadores do Department for Conservation and Technical Research (DCTR) de Cambridge, EUA. Por sua vez, estes tiveram origem nas ideias de John Ruskin, Victor Bauer-Bolton, Max Doerner, e na chamada "restauração filológica" praticada por Giovanni Battista Cavalcaselle e Camilo Boito. Por outro lado, as técnicas utilizadas - e orientadas - pelo conservador-restaurador brasileiro foram estudadas a partir dos procedimentos amadurecidos no DCTR nas primeiras décadas do século XX e que foram adaptadas por Motta ao contexto brasileiro e às intervenções patrocinadas pelo IPHAN. Destaca-se dentre eles a tradição holandesa baseada em compostos de cera-resina, assim como o emprego de adesivos com essa formulação nos métodos de transposição e planificação de painéis deformados. A tese ressalta a relevância simbólica do passado cultural do Brasil - em particular o património artístico português-brasileiro – com o objetivo de explicar as razões das iniciativas governamentais para a sua preservação, através do Instituto do Património Artístico e Nacional, assim como a decisão de enviar Edson Motta para estagiar no DCTR. Uma grande parte da investigação de tese examina as atividades de conservação e restauro no Brasil antes do regresso de Motta do Fogg Museum. Examina as iniciativas pioneiras da Academia Imperial de Belas Artes, da Escola Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional (MHN) e do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA). Este estudo conclui que a conservação e restauro de pinturas sobre tela e sobre madeira no Brasil deve a sua identidade deontológica e as suas técnicas de conservação estrutural ao Department for Conservation and Technical Research do Fogg Museum, que as herdou de uma longa tradição europeia. Após regressar de um estágio de um ano, Edson Motta formou os seus principais colaboradores nas técnicas e princípios aprendidos no DCTR, e estes foram praticados - com poucas modificações e simplificações - nos projetos de conservação e restauro que supervisionou durante mais de três décadas.