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- Perceção das crenças e atitudes dos adolescentes face à homossexualidadePublication . Ferreira, Ângela Maria da Silva; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáO presente estudo quantitativo tem como principal objetivo conhecer a perceção dos adolescentes em relação a homossexualidade, deste modo foi estudada uma amostra de 166 sujeitos, 106 do sexo feminino e do 64 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, com o recurso de três instrumentos: Escala Multidimensional de Atitudes face a lésbicas e a gays (EMAFLG), Escala de Crenças Explicativas acerca da Natureza da Homossexualidade (ECEANH) e o Questionário Sociodemográfico. Os resultados obtidos a nível da análise descritiva demonstraram que existe maior prevalência de crenças psicossociais e atitudes de suporte. Na análise inferencial em função do sexo, foi possível percecionar que as atitudes negativas de carater flagrante e subtil são mais prevalentes nos participantes do sexo masculino, enquanto as atitudes de suporte são mais prevalentes nos participantes do sexo feminino; no que concerne as crenças os participantes do sexo masculino revelaram valores mais altos na subescala de Crenças Psicossociais, Biológicas e Psicológicas. Na análise inferencial em função do ano de escolaridade, foi possível verificar que os alunos do 10º ano evidenciam valores mais altos nas atitudes negativas flagrantes e subtis, em comparação com os alunos do 11º e 12ºano. Na análise inferencial em função da religião foi possível percecionar que os participantes com afiliação religiosa manifestavam valores mais altos de atitudes negativas, do que os participantes sem afiliação religiosa. Deste modo, os resultados obtidos estiveram, no geral, de acordo com o esperado e foram discutidos com base na literatura, tendo em consideração as suas implicações para a prevenção e intervenção nesta problemática.
- Assinado, Alice : a função social da ficçãoPublication . Brás, Joana Marques; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffOs produtos de ficção audiovisual generalistas, nomeadamente a telenovela e a série, são direcionados para uma audiência heterogénea e alargada e registam um grande poder de mobilização e impacto na sociedade. Este é um tema que tem vindo a fascinar os educadores, pelo grande potencial de difusão de informação. No início da década de 90, Marcio Schiavo começou a construir um método de produção que tornaria possível “sistematizar” a inserção de cenas socioeducativas numa telenovela ou série. Este método é hoje conhecido como merchandising social e visa otimizar a função social de um produto de ficção, ampliando assim o seu impacto social. À narrativa ficcionada de um conteúdo audiovisual são acrescentadas cenas educacionais que visam a promoção do diálogo e desenvolvimento positivo de uma determinada questão social na esfera pública. Este método de produção, inserido na corrente do Entertainment-Education, tem como principais objetivos a mudança de atitudes e a adoção de novos comportamentos, mas também a ampliação da agenda social e a criação de oportunidades de participação de todas as classes sociais. Este projeto visa a criação e desenvolvimento de uma obra de ficção que integre a temática da Saúde Mental, com especial enfâse na Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC). As perturbações mentais são uma das principais causas de incapacidade e morbilidade na sociedade, em números podemos afirmar que das dez principais causas de incapacidade, cinco são perturbações mentais. Mais, a POC é um dos distúrbios psiquiátricos mais comuns e afeta cerca de 2,3% da população mundial em alguma altura da vida, número que cresce para 4,4% em Portugal. Neste sentido, o presente projeto intenta contribuir para a divulgação de informação e a desconstrução do estigma social relativo à POC, bem como a difusão do valor da Saúde Mental na qualidade de vida dos indivíduos, sendo que para isso foi criado um universo transmedia, com diversas portas de entrada, sendo a principal uma série de ficção.
- O reentelamento com compostos de cera-resina: o aprendizado de Edson Motta no Fogg Conservation Center e a adaptação à realidade brasileiraPublication . Paiva, May; Aguiar, Maria; Vieira, EduardaA experiência de Edson Motta (1910-1981), após sua formação no Fogg Conservation Center, ofereceu à prática de restauro no Brasil o uso de novos materiais e a introdução da técnica de reentelamento a cera-resina. Tal processo levanta o debate acerca das vantagens e desvantagens da utilização desse método, no contexto de um país tropical e com poucos recursos. Para pensar tal problemática, configura-se como importante ferramenta a abordagem da história e razões que levaram esse processo técnico a ser, muito provavelmente, a melhor opção para a preservação do vasto patrimônio de pinturas sobre telas no Brasil.