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- Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagemPublication . Santos, Júlia; Figueiredo, Amélia Simões; Vieira, MargaridaA aprendizagem dos estudantes do ensino superior, está determinada pela interligação de diversos fatores, entre eles, a frequência às aulas, que constitui um preditor de sucesso académico. Este estudo transversal, descritivo e correlacional, realizado com estudantes de enfermagem de uma Escola Superior de Saúde, tem por objetivo principal conhecer a relação entre a frequência às aulas e o rendimento académico no ensino clínico dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados num primeiro momento, revelam não haver relação estatisticamente significativa entre a frequência às aulas e o desempenho em cada ensino clínico. Porém, agregando o número de faltas em categorias, os resultados revelam que os estudantes com maior assiduidade são os que alcançam classificações significativamente superiores aos estudantes com menor assiduidade. Pode assim concluir-se, que os estudantes mais assíduos são aqueles que conseguem obter melhor rendimento académico em ensino clínico.
- Abordagens preferenciais ao ensino: um estudo com professores do curso de enfermagemPublication . Santos, Júlia; Figueiredo, Amélia SimõesA adoção de abordagens ao ensino focadas no estudante promove o envolvimento, pensamento crítico e reflexivo dos estudantes do ensino superior. Objetivos: Conhecer o perfil sociodemográfico e profissional dos professores de Enfermagem; identificar as Abordagens Preferenciais ao Ensino no âmbito das Unidades Curriculares Enfermagem, nos quatro anos de formação; identificar diferenças nas intenrespostas ao Inventário sobre Abordagens ao Ensino em função da caracterização sociodemográfica e profissional docentes. Metodologia: Utilizou-se o Inventário sobre Abordagens ao Ensino, versão portuguesa, e o Questionário de caracterização sociodemográfica e profissional. Resultados: Verifica-se uma predominância do género feminino e idade entre 51 e 60 anos. A maioria dos professores possui como abordagem preferencial ao ensino a que visa alcançar Mudança Conceptual Focada no Estudante, destacando-se os de idade inferior a 50 anos. Paralelamente, os professores que lecionam aulas Teórico-práticas são os que menos se aproximam das abordagens ao ensino do tipo Transmissão de Informação Focadas no Professor, relativamente àqueles que não as lecionam.
- Desempenho académico dos estudantes de enfermagem em ensino clínico : uma visão integrada de professoresPublication . Santos, Júlia da Conceição Marques dos; Figueiredo, Amélia SimõesAs transformações decorrentes de uma sociedade baseada na informação e no conhecimento despoletaram mudanças significativas na educação em Enfermagem, nas últimas décadas. A par da heterogeneidade da população que ingressa no ensino superior, exige-se um ensino mais atrativo e centrado no estudante de modo a estimular a motivação e consequentemente a abordagem profunda à aprendizagem. Num contexto de recetividade para a mudança, mas com dificuldade de operacionalização da mesma, este estudo visa contribuir para a compreensão e superação de fatores que parecem dificultar a adoção da aprendizagem ativa e autorregulada por parte dos estudantes, e de abordagens ao ensino focadas no estudante. Trata-se de uma investigação naturalista, com uma abordagem prioritariamente qualitativa, em formato de estudo de caso, que articulou harmoniosamente três estudos: os dois primeiros de caráter exploratório com o objetivo de conhecer a relação entre a assiduidade às aulas e desempenho académico dos estudantes, as características sociodemográficas e profissionais dos professores e respetivas Abordagens Preferenciais ao Ensino; e o terceiro, de natureza profunda, procurando identificar os fatores que interferem com o desempenho académico, sustentado em dez entrevistas a professores a lecionar a UC Enfermagem nos quatro anos de formação. Os resultados obtidos permitiram verificar que o desempenho académico dos estudantes em ensino clínico é influenciado pela assiduidade às aulas e pelo professor / abordagens ao ensino que utiliza. A frequência às aulas, pela articulação teórico-prática que se desenvolve, estimula o interesse, envolvimento, pensamento reflexivo, abordagem profunda à aprendizagem, promove a aquisição de competências e a transferibilidade de conhecimentos. Simultaneamente, a utilização de estratégias de ensino focadas no estudante e a relação pedagógica, aumentam igualmente o interesse, motivação, envolvimento e corresponsabilização do aprendente no seu processo de formação. Por sua vez, as características individuais do estudante, a formação pedagógica e estratégias de ensino focadas no professor, bem como as condições físicas e organizacionais do contexto e o formato de avaliação condicionam a assiduidade, a adoção de estratégias de ensino focadas no estudante e consequentemente o desempenho académico. Corroboramos a importância de estimular o interesse e a motivação do estudante no processo formativo através de estratégias de ensino e avaliação alinhadas construtivamente com os objetivos de aprendizagem, formação dos professores e condições físicas e organizacionais do contexto académico.