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- A utilização das TIC nos processos de ensino e aprendizagem : efeitos da formação contínua de professoresPublication . Cruzeiro, Marco António de Bastos; Andrade, António Manuel Valente de; Araújo, Joaquim Machado deA formação contínua de professores constitui um instrumento privilegiado para induzir mudanças no sistema educativo, oferecendo a possibilidade de os docentes desenvolverem atitudes e conhecimentos que vêm complementar a sua formação inicial e alterar as suas práticas profissionais. No caso das escolas públicas portuguesas, a formação contínua de professores em TIC terá sido proporcionada através do desenvolvimento dos sucessivos projetos, programas e iniciativas. No entanto, a maioria dos professores continua a não utilizar as TIC de forma consistente e regular em práticas de ensino que envolvam a utilização das tecnologias pelos alunos. Sugere-se que a causa para esta situação estará no tipo de formação em TIC que tem sido proporcionada. Por isso, este estudo tenta compreender a forma como esta formação tem sido planeada e os seus efeitos sobre os conhecimentos dos professores e sobre a forma como estes mobilizam as TIC nos processos de ensino e aprendizagem. Para isso, como método, recorremos à análise de documentos, onde se expressam informações sobre a oferta formativa, sobre o uso das TIC nas escolas e sobre o levantamento de necessidades de formação contínua de professores, e auscultámos formadores e professores que lecionaram e frequentaram ações de formação. Os dados obtidos sugerem possíveis fragilidades no processo de diagnóstico e levantamento de necessidades de formação, apontam para uma oferta formativa que apresenta ausência de referencial e tende a valorizar os aspetos teórico, ou teórico-prático. Observámos, ainda, que mais de metade da oferta formativa em TIC tem procurado satisfazer necessidades do trabalho dos professores que não se relacionam com as práticas de ensino. Quanto aos efeitos da formação, os dados indicam que a formação em TIC terá produzido efeito no desenvolvimento de competências relativas ao trabalho de retaguarda dos professores, mas não alterou significativamente a utilização das TIC em sala de aula. Como entraves à utilização das TIC, os professores entrevistados referem a falta de tempo para explorar as tecnologias, a insuficiência e a desatualização dos equipamentos e do software, a falta de técnicos para fazer a manutenção e a falta de verbas para repor os equipamentos avariados ou obsoletos.
- Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagemPublication . Santos, Júlia; Figueiredo, Amélia Simões; Vieira, MargaridaA aprendizagem dos estudantes do ensino superior, está determinada pela interligação de diversos fatores, entre eles, a frequência às aulas, que constitui um preditor de sucesso académico. Este estudo transversal, descritivo e correlacional, realizado com estudantes de enfermagem de uma Escola Superior de Saúde, tem por objetivo principal conhecer a relação entre a frequência às aulas e o rendimento académico no ensino clínico dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados num primeiro momento, revelam não haver relação estatisticamente significativa entre a frequência às aulas e o desempenho em cada ensino clínico. Porém, agregando o número de faltas em categorias, os resultados revelam que os estudantes com maior assiduidade são os que alcançam classificações significativamente superiores aos estudantes com menor assiduidade. Pode assim concluir-se, que os estudantes mais assíduos são aqueles que conseguem obter melhor rendimento académico em ensino clínico.
