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  • Social competence and career development: validation of a scale with secondary students
    Publication . Pinto, Joana Carneiro; Taveira, Maria do Céu; Faria, Liliana; Candeias, Adelinda
    This paper presents a validation study of the Perceived Social Competence in Career Scale (SCCarS). The sample included 571 adolescents, 283 girls (49.6%) and 287 boys (50.3%), aged 14 to 25 years old (μ=16.33±1.41), 10th and 11th grade students attending secondary schools in the northern, central and southern Portugal. Exploratory factor analysis indicates the presence of eight factors, with eigenvalues superior to 1.00, explaining 79.16% of the total variance of the items. Confirmatory factor analysis provided support to the factorial structure of eight factors, with adequate fit indices (X2/ df=4.229, CFI= 0.909, GFI= 0.869, RMSEA= 0.079, p= 0.000). These results are consistent with the factorial structure found in previous studies carried out with Portuguese samples from 8th grade. Implications are drawn related to the need for further study of the psychometric characteristics of the SCCarS with young people from different age groups.
  • Exploração da carreira em reclusos: a importância das características individuais
    Publication . Faria, Liliana; Marques, Sandra; Pinto, Joana Carneiro
    Este estudo visa analisar as competências de exploração de carreira em adultos reclusos, em função de variáveis sociodemográficas. Nesse sentido, apresenta-se uma investigação com 58 reclusos, de um estabelecimento prisional de Portugal. Os resultados indicam que os reclusos se encontram numa situação, em geral, favorável à exploração vocacional. Verificam-se ainda diferenças estatisticamente significativas no Stresse em função do estado civil, e na Certeza de Resultados e na Exploração do Meio profissional, em função do nível de escolaridade. Conclui-se que o grande desafio para profissionais de aconselhamento vocacional é facilitar o bem-estar psicológico dos reclusos, ajudando-os a compreender a realidade e a enfrentar os desafios de viver e trabalhar em sociedade, após a reclusão.
  • Perfis de carreira: exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade
    Publication . Faria, Liliana; Pinto, Joana Carneiro; Taveira, Maria do Céu
    Analisa-se a relação entre os processos de exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade para identificar perfis de carreira. Participaram 115 estudantes, 72 mulheres e 43 homens, frequentando o 1º ciclo do ensino superior português. Aplicaram-se o Career Exploration Survey, o Academic Adjustment Questionnaire e The Revised NEO Personality Inventory, tendo sido identificados dois perfis distintos de atuação e vivência da carreira. O perfil conformista apresenta níveis negativos nas crenças, comportamentos e reações de exploração, bem como em todas as dimensões do ajustamento académico, e os fatores de Extroversão, Neuroticismo, Abertura à experiência e Amabilidade positivos. Em contrapartida, o perfil construtivo apresenta níveis positivos em todas as dimensões de exploração e de ajustamento acadêmicos, e apenas o fator de Conscienciosidade positivo.