Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Madureira, Manuela

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Estratégias promotoras para a adesão das recomendações internacionais para a prevenção da pneumonia associada à ventilação: revisão sistemática da literatura
    Publication . Costa, Pedro Miguel; Madureira, Manuela
    Introdução: A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) é a infeção mais frequente na unidade de cuidados intensivos (UCI), definida como uma infeção respiratória que se desenvolve entre as 48 e as 72 horas após a entubação endotraqueal. Objetivo: identificar as estratégias promotoras para adesão das recomendações internacionais para a prevenção da PAV. Método: optou-se pela realização de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), sendo a pesquisa realizada através do método booleano nos motores de busca da EBSCO®, com base nos cruzamentos dos descritores, com hiato temporal entre 2008-2019. Resultados: após a revisão dos estudos foram selecionados para este artigo 8 estudos para análise temática. Conclusão: a maioria dos autores apresentam estratégias eficazes na promoção da adesão às recomendações internacionais, nomeadamente utilização de auditorias e feedback dos resultados; formação/educação checklist; fluxograma; reformulação de protocolos de prevenção da PAV por enfermeiros, com o objetivo de fornecer uma mudança sustentável na prática. Contudo não há consenso na estratégia a ser utilizada, ou se o seu individual versus conjunto será o mais indicado. Sugere-se a realização de novos estudos de modo a melhorar o conhecimento relacionado com este tema.
  • Necessidades da família da pessoa em situação crítica no serviço de urgência: revisão sistemática da literatura
    Publication . Jorge, Sara Graça; Madureira, Manuela
    Introdução: O serviço de urgência tem um ambiente único de cuidado no qual a família, com pouco ou nenhum tempo de preparo, pode deparar-se com uma súbita mudança na condição clínica do seu familiar. Esta situação pode provocar um aumento das incertezas e influenciar a capacidade dos seus membros iniciarem estratégias de coping. De forma a providenciar o melhor cuidado para a família, que enfrenta uma situação crítica no serviço de urgência, é necessário primeiro identificar as suas necessidades dentro deste contexto específico. Assim, elaborou-se a seguinte pergunta de investigação: Quais as necessidades da família da pessoa, adulta ou idosa, em situação crítica admitida no serviço de urgência? Objetivo: Identificar as necessidades da família da pessoa, adulta ou idosa, em situação crítica admitida no serviço de urgência. Materiais e Métodos: Procedeu-se à análise dos descritores DeCS e MeSH no âmbito das necessidades da família da pessoa em situação crítica. Pesquisa booleana nos motores de busca de bases de dados: PubMed e EBSCO. Obteve-se um total de 36 artigos, constituindo a amostra 5 artigos. Realizada a análise de conteúdo, identificaram-se 5 categorias de necessidades. Resultados: As necessidades consideradas como mais significativas pela família foram as categorias de necessidades de segurança e informação, seguidas pela categoria de proximidade. As categorias de conforto e suporte foram assinaladas como tendo menor importância para a família da pessoa em situação crítica. Conclusão: A família da pessoa em situação crítica apresenta um vasto leque de necessidades. Os resultados deste estudo podem ajudar os profissionais de saúde do serviço de urgência a melhor compreender as necessidades da família e a desenvolver estratégias visando a sua satisfação.
  • Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo: uma história ao serviço da formação
    Publication . Madureira, Manuela
    Escrever as nossas memórias sobre as escolas que frequentámos, ou as organizações onde trabalhámos, é comum. Mas não são frequentes os estudos sobre modelos de formação e ambientes de educação que perduram no tempo, por várias décadas, com bons frutos. Este estudo apresenta um caso de sucesso, deixando transparecer a paixão do serviço vivida na instituição de que a autora se apropriou e que agora nos transfere.