Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- A dimensão educativa da arte contemporâneaPublication . Oliveira, MónicaA Escola, tendo por base o paradigma da sociedade contemporânea cujas transformações estruturais fazem emergir diferentes necessidades e competências aos seus atores sociais, necessita também ela de (re)definir e (re)orientar os seus métodos de ensino na área artística, os seus objetivos e as suas práticas, ampliando o conceito de arte contemporânea e as suas consequências educativas. No entanto, a arte na educação pré-escolar vive ainda hoje aprisionada por um conjunto preconceitos, num existir fechado e circular, onde as atividades educativas são ainda redutoras e fazem transparecer práticas artísticas empobrecidas que carecem de profundidade pedagógica. Assiste-se a uma contaminação generalizada e superficial das finalidades educativas, obstáculo para a construção de propostas artísticas centradas na arte atual que nos permitam romper este circuito fechado e nos ajudem a compreender melhor o tempo em que vivemos. Em bom rigor os conceitos inerentes a este trabalho – Arte contemporânea e Educação pré-escolar – são em si mesmos fundamentais para perceber o projeto de investigação que será alvo deste trabalho, no sentido de abrir novos trilhos, efetuar novas caminhadas e, consequentemente, implementar novas formas de agir. Este estudo pretende analisar a relevância duma articulação entre a arte e a educação, orientada para a visualidade contemporânea de acordo com a dimensão social e cultural do mundo actual.
- A educação artística no trilho de uma nova cidadaniaPublication . Oliveira, MónicaO artigo resulta de um projeto de investigação centrado na necessidade de equacionar a educação artística, mais concretamente a arte contemporânea, na promoção de uma cultura de cidadania no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Este trabalho privilegia uma investigação qualitativa e foi ao encontro dos seguintes objetivos: implementar um conjunto de atividades pedagógicas assentes na arte contemporânea no 1.º CEB e compreender o seu impacto na aprendizagem dos alunos e na prática profissional dos professores. As conclusões emergentes do estudo evidenciam a importância da arte contemporânea no desenvolvimento de competências que visam a construção de uma cidadania ativa.
- A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantesPublication . Oliveira, MónicaThe importance of contemporary art to the future teacher: an approach from the perspective of the students — Teacher training is a complex process that must meet the real needs of educational settings and requires that all stakeholders are heard. However in Higher Education, the participation of students in the construction of curriculum design is underrated. In this study we intend to analyze what students in Initial Teacher Training in Portugal think about the contribution of contemporary art to their training and their future profession.This step constitutes decisive because we believe that the teaching-learning process only makes sense if students can reflect on it in order to perspective their future. In this quantitative research we used questionnaires. The results showed that students recognised importance of contemporary art for their training process and for the development of their professional practice pointing specific skills of the area.