Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A dimensão educativa da arte contemporânea

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
A dimensão educativa da arte contemporânea.pdf10.15 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A Escola, tendo por base o paradigma da sociedade contemporânea cujas transformações estruturais fazem emergir diferentes necessidades e competências aos seus atores sociais, necessita também ela de (re)definir e (re)orientar os seus métodos de ensino na área artística, os seus objetivos e as suas práticas, ampliando o conceito de arte contemporânea e as suas consequências educativas. No entanto, a arte na educação pré-escolar vive ainda hoje aprisionada por um conjunto preconceitos, num existir fechado e circular, onde as atividades educativas são ainda redutoras e fazem transparecer práticas artísticas empobrecidas que carecem de profundidade pedagógica. Assiste-se a uma contaminação generalizada e superficial das finalidades educativas, obstáculo para a construção de propostas artísticas centradas na arte atual que nos permitam romper este circuito fechado e nos ajudem a compreender melhor o tempo em que vivemos. Em bom rigor os conceitos inerentes a este trabalho – Arte contemporânea e Educação pré-escolar – são em si mesmos fundamentais para perceber o projeto de investigação que será alvo deste trabalho, no sentido de abrir novos trilhos, efetuar novas caminhadas e, consequentemente, implementar novas formas de agir. Este estudo pretende analisar a relevância duma articulação entre a arte e a educação, orientada para a visualidade contemporânea de acordo com a dimensão social e cultural do mundo actual.

Description

Keywords

Arte contemporânea Educação artística Educador Problematização

Citation

Oliveira, M. (2014). A dimensão educativa da arte contemporânea. Imaginar – Revista da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, 58, 64-69.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue