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Abstract(s)
A Escola, tendo por base o paradigma da sociedade contemporânea cujas transformações estruturais fazem emergir diferentes necessidades e competências aos seus atores sociais,
necessita também ela de (re)definir e (re)orientar os seus métodos de ensino na área artística, os seus objetivos e as suas práticas, ampliando o conceito de arte contemporânea
e as suas consequências educativas. No entanto, a arte na educação pré-escolar vive ainda hoje aprisionada por um conjunto preconceitos, num existir fechado e circular, onde
as atividades educativas são ainda redutoras e fazem transparecer práticas artísticas empobrecidas que carecem de profundidade pedagógica. Assiste-se a uma contaminação
generalizada e superficial das finalidades educativas, obstáculo para a construção de propostas artísticas centradas na arte atual que nos permitam romper este circuito fechado e nos
ajudem a compreender melhor o tempo em que vivemos. Em bom rigor os conceitos inerentes a este trabalho – Arte contemporânea e Educação pré-escolar – são em si mesmos
fundamentais para perceber o projeto de investigação que será alvo deste trabalho, no sentido de abrir novos trilhos, efetuar novas caminhadas e, consequentemente, implementar
novas formas de agir. Este estudo pretende analisar a relevância duma articulação entre a arte e a educação, orientada para a visualidade contemporânea de acordo com a dimensão
social e cultural do mundo actual.
Description
Keywords
Arte contemporânea Educação artística Educador Problematização
Citation
Oliveira, M. (2014). A dimensão educativa da arte contemporânea. Imaginar – Revista da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, 58, 64-69.