Publication
A dimensão educativa da arte contemporânea
dc.contributor.author | Oliveira, Mónica | |
dc.date.accessioned | 2017-11-15T12:55:32Z | |
dc.date.available | 2017-11-15T12:55:32Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A Escola, tendo por base o paradigma da sociedade contemporânea cujas transformações estruturais fazem emergir diferentes necessidades e competências aos seus atores sociais, necessita também ela de (re)definir e (re)orientar os seus métodos de ensino na área artística, os seus objetivos e as suas práticas, ampliando o conceito de arte contemporânea e as suas consequências educativas. No entanto, a arte na educação pré-escolar vive ainda hoje aprisionada por um conjunto preconceitos, num existir fechado e circular, onde as atividades educativas são ainda redutoras e fazem transparecer práticas artísticas empobrecidas que carecem de profundidade pedagógica. Assiste-se a uma contaminação generalizada e superficial das finalidades educativas, obstáculo para a construção de propostas artísticas centradas na arte atual que nos permitam romper este circuito fechado e nos ajudem a compreender melhor o tempo em que vivemos. Em bom rigor os conceitos inerentes a este trabalho – Arte contemporânea e Educação pré-escolar – são em si mesmos fundamentais para perceber o projeto de investigação que será alvo deste trabalho, no sentido de abrir novos trilhos, efetuar novas caminhadas e, consequentemente, implementar novas formas de agir. Este estudo pretende analisar a relevância duma articulação entre a arte e a educação, orientada para a visualidade contemporânea de acordo com a dimensão social e cultural do mundo actual. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Oliveira, M. (2014). A dimensão educativa da arte contemporânea. Imaginar – Revista da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, 58, 64-69. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1646-6845 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/23405 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_PT |
dc.subject | Educação artística | pt_PT |
dc.subject | Educador | pt_PT |
dc.subject | Problematização | pt_PT |
dc.title | A dimensão educativa da arte contemporânea | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 69 | |
oaire.citation.startPage | 64 | |
oaire.citation.title | Imaginar | pt_PT |
oaire.citation.volume | 58 | |
person.familyName | Figueiredo de Oliveira | |
person.givenName | Sandra Mónica | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4982-7477 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4a0c9e0d-2368-43ca-83d7-f86368865c48 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4a0c9e0d-2368-43ca-83d7-f86368865c48 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A dimensão educativa da arte contemporânea.pdf
- Size:
- 10.15 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: