Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

da Silva Farelo, Mário Sérgio

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Redes de justiça e conhecimento da cidade medieval portuguesa: o exemplo de Lisboa (séculos XII-XV)
    Publication . Farelo, Mário
    Este trabalho pretende caraterizar o sistema judicial na Lisboa medieval. A análise do seu processo de criação e de desenvolvimento ilustram o quanto o mesmo foi devedor das conjunturas que envolveram as jurisdições régias e municipais existentes na cidade, desde um período de formação e consolidação nos séculos XII a XIV à sua complexificação no âmbito da afirmação de Lisboa como futura cabeça do Império português.
  • Normatividade, unanimidade e reforma nos códices medievais de Alcobaça: dos tempos primitivos ao abaciado de Frei Estêvão de Aguiar
    Publication . Barreira, Catarina Fernandes; Fontes, João Luís; Lopes, Paulo Catarino; Rêpas, Luís Miguel; Farelo, Mário
    A partir de um inventário dos textos de cariz normativo presentes entre os códices produzidos no scriptorium do mosteiro de Alcobaça durante os séculos medievais, pretende-se equacionar a sua importância e funcionalidade, tanto na consolidação de uma unanimidade que Cister procurava construir e afirmar em torno de um mesmo ideal de vida, fiel ao espírito original da Regra de São Bento, como na reforma que, desde as primeiras décadas do século XV, se procura introduzir no cenóbio alcobacense por via de abades fortemente marcados por experiências de renovação da vida religiosa e próximos da corte régia. Atender-se-á, de forma particular, ao abaciado de Frei Estêvão de Aguiar (1431-1446) e ao seu esforço de tradução dos textos normativos fundamentais da Ordem como caminho para uma proposta renovada de vivência do ideal cisterciense.
  • Uma visitação inédita ao Mosteiro de Santa Maria de Cós, de 1492. I: as origens da comunidade e a sua organização no período medieval
    Publication . Rêpas, Luís; Farelo, Mário; Barreira, Catarina
    A descoberta de uma ata de visitação inédita ao Mosteiro de Cós, realizada em 1492, pelo abade de Claraval, constitui o mote para um estudo introdutório sobre as suas origens e a sua comunidade no período medieval. Perscrutam-se, em chave de leitura diacrónica, as características e as especificidades do Mosteiro de Cós, cenóbio singular no panorama cisterciense feminino português, pela sua dependência económica e jurisdicional face à abadia masculina de Alcobaça, traçando-se, assim, o enquadramento histórico que ajuda a compreender a intervenção do abade de Claraval nesta comunidade monástica e o texto que dela resultou.
  • Apresentação
    Publication . Fontes, João Luís; Andrade, Maria Filomena; Farelo, Mário