Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Os caminhos da educação feminina
    Publication . Almeida, Antônia Rosa; Rodrigues, João Bartolomeu; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Morgado, Elsa Maria Gabriel
    Durante todo o período da humanidade a história se encarregou de mostrar o progresso de vida em sociedade e, analisando os fundamentos da educação pode-se compreender os avanços e os retrocessos nos segmentos que a sustenta. Deve-se lembrar da importância do significado da educação e a sua contribuição para que as pessoas alcançassem sucesso em suas vidas. Para as mulheres, a educação é um grande exemplo de construção para a cidadania. O empoderamento feminino e todo o seu universo se sobrepõe à história da educação, com infinita propriedade através da consolidação das lutas sociais e da resistência feminina ao que era imposto pela sociedade.A marcha das mulheres fez com que o papel da educação se multiplicasse diante das mais variadas realidades, seja no meio rural como no meio urbano, nos mais diferentes espaços. Sabe-se que a motivação pela busca do saber nas circunstâncias em que viviam as mulheres, no passado, foi determinante para ser o provocador do empoderamento feminino, em função de ser um direito de todos, na jornada de toda a força social, seja na família, na religião, política, na cultura e no trabalho. No que foi proposto pelo advento do papel na vida das mulheres, percebe-se que a força vinculada ao poder, querer aprender se tornaram mais acessíveis às mulheres e este desenvolvimento ao longo da vida marca as vicissitudes que a educação se manifestou na vida de cada indivíduo.
  • A expressão, a expressividade e a performance na interseção poético-musical sob uma perspetiva multifacetada da estética artística contemporânea
    Publication . Leonido, Levi; Licursi, Beatriz; Cardoso, Mário; Rodrigues, João; Morgado, Elsa
    A poesia e a música sempre foram expressões artísticas que se entrelaçam desde a antiguidade utilizando técnicas semelhantes para se realizarem formalmente. Na contemporaneidade, a arte musical deu origem a uma teoria romântica da música, espelho da evolução do movimento romântico nos seus pontos essenciais, pois as palavras sendo insuficientes, não podiam dizer o inefável, mas apenas sugeri-lo de forma aproximada, então cabendo à música instrumental, música sem palavras, transmitir sentimentos e estados de alma. Compreender o entrelaçamento entre poesia e música por intermédio dos estudos melopoéticos permite identificar tanto os pontos de convergências quanto as divergências entre as duas artes e desta forma o estudo objetiva analisar o entrelaçamento da estética artística na poesia musical e na música poética.
  • Educação e cidadania, uma nova prática na pluralidade social: a especificidade da pedagogia cristã
    Publication . Rodrigues, João Bartolomeu; Silva, Levi Leonildo Fernandes da; Morgado, Elsa
    Propomo-nos refletir sobre a simbiose entre as relações convocadas para o ato educativo que concomitantemente concorrem para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade. Partindo do pressuposto que a educação é uma atividade intencional, evidenciamo-la como uma condição para a ação do cidadão no contexto da polis, bem como para o desenvolvimento sustentável dos povos. O discurso da educação também propõe que o bem-estar humano possa consolidar as ações individuais com a capacidade de percepção da realidade de cada um, para melhor interação com o meio social e cultural em que vivemos. Neste sentido, a pluralidade social permitirá que o desempenho individual se estabeleça com dignidade para a construção da cidadania, uma vez que, é fundamental o pensamento coletivo no que diz respeito ao desenvolvimento e o progresso da nação. Urge refletir sobre os seus pressupostos teóricos e firmar um pacto cultural cuja atividade criadora do indivíduo se materialize na construção de ideias inovadoras que valorizem o processo de construção da cidadania. Este ensaio pretende: mostrar que a essência da educação está presente, desde a primeira hora, na literatura cristã; demostrar que a pedagogia cristã prolonga, aprofunda e aprimora este aperfeiçoamento intencional do ser humano.
  • As funções da palavra: a comunicação da Dabar pelo Logos nas narrativas evangélicas
    Publication . Rodrigues, João Bartolomeu; Leonido, Levi; Morgado, Elsa
    A palavra enquanto instrumento de comunicação, no Novo Testamento, na sequência da tradição veterotestamentária, onde a criação do mundo resulta da obediência ao ato declarativo, do fiat (faça-se) divino, onde a Dabar (Palavra) aparece como entidade criadora, tornando-se o instrumento de comunicação, por excelência, entre Deus e o seu povo, até ao Novo Testamento em que o Logos (Palavra) se identifica com o próprio Deus que incarna e se faz homem. A polissemia da palavra de Deus assume as funções da palavra humana, como palavra incarnada dirigida aos homens, convertendo-se no principal instrumento de comunicação evangélica, consignada nas narrativas neotestamentárias.
  • A escola e a família: reflexões sobre uma relação necessária e intemporal
    Publication . Morgado, Elsa Maria Gabriel; Rodrigues, João Bartolomeu; Silva, Levi Leonido Fernandes da
    A escola e a família cruzam abundantemente os desígnios e os objetivos centrais da sua ação e intervenção na comunidade educativa. Esta relação, mais do que necessária, passa a ser declaradamente intemporal, não só no que respeita ao envolvimento de ambos, mas também no que concerne à adoção de medidas e estratégias decorrentes da realidade observada num processo sempre complexo que é o ato de educar alguém. O presente artigo tem por objetivo demonstrar que a família assume uma preparação prévia, continuada e complementar à escola, enquanto a escola se assume como o local onde, por excelência, se reforçam e complementam saberes, atitudes, valores e competências. A união de esforços e a relação interinstitucional reforça e não prejudica a identidade de cada um destes parceiros profundamente relacionados. Apresentando o quadro normativo, pretende-se, por fim, refletir sobre o caminho a percorrer para um envolvimento pleno e desejável entre os pares.