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  • Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem
    Publication . Santos, Júlia; Figueiredo, Amélia Simões; Vieira, Margarida
    A aprendizagem dos estudantes do ensino superior, está determinada pela interligação de diversos fatores, entre eles, a frequência às aulas, que constitui um preditor de sucesso académico. Este estudo transversal, descritivo e correlacional, realizado com estudantes de enfermagem de uma Escola Superior de Saúde, tem por objetivo principal conhecer a relação entre a frequência às aulas e o rendimento académico no ensino clínico dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados num primeiro momento, revelam não haver relação estatisticamente significativa entre a frequência às aulas e o desempenho em cada ensino clínico. Porém, agregando o número de faltas em categorias, os resultados revelam que os estudantes com maior assiduidade são os que alcançam classificações significativamente superiores aos estudantes com menor assiduidade. Pode assim concluir-se, que os estudantes mais assíduos são aqueles que conseguem obter melhor rendimento académico em ensino clínico.
  • Abordagens preferenciais ao ensino: um estudo com professores do curso de enfermagem
    Publication . Santos, Júlia; Figueiredo, Amélia Simões
    A adoção de abordagens ao ensino focadas no estudante promove o envolvimento, pensamento crítico e reflexivo dos estudantes do ensino superior. Objetivos: Conhecer o perfil sociodemográfico e profissional dos professores de Enfermagem; identificar as Abordagens Preferenciais ao Ensino no âmbito das Unidades Curriculares Enfermagem, nos quatro anos de formação; identificar diferenças nas intenrespostas ao Inventário sobre Abordagens ao Ensino em função da caracterização sociodemográfica e profissional docentes. Metodologia: Utilizou-se o Inventário sobre Abordagens ao Ensino, versão portuguesa, e o Questionário de caracterização sociodemográfica e profissional. Resultados: Verifica-se uma predominância do género feminino e idade entre 51 e 60 anos. A maioria dos professores possui como abordagem preferencial ao ensino a que visa alcançar Mudança Conceptual Focada no Estudante, destacando-se os de idade inferior a 50 anos. Paralelamente, os professores que lecionam aulas Teórico-práticas são os que menos se aproximam das abordagens ao ensino do tipo Transmissão de Informação Focadas no Professor, relativamente àqueles que não as lecionam.
  • Histórias de vida cruzadas nos balneários de Lisboa
    Publication . Figueiredo, Amélia; Mineiro, Ana; Vidal Mendes, Maria Teresa; Castro-Caldas, Alexandre
    Histórias de vidas cruzadas nos Balneários de Lisboa é um livro que é, ao mesmo tempo, uma inspiração e um ato de serviço à humanidade. Os autores do projeto, e dos textos que aqui nos deixam, participaram num programa de enorme importância que a Universidade Católica Portuguesa apoiou, consciente da responsabilidade que tem, como instituição católica de ensino superior, de promover ações que contribuam para combater as desigualdades e fomentar a vida digna. in Nota de abertura, Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa. As vidas que passam pelo Balneário de Alcântara são marcadas por uma vulnerabilidade, que é a um tempo existencial, e por isso nos interpela a todos, e contextual, fruto da contingência social e económica que transforma o próprio coletivo social em estado precário. As histórias aqui contadas são testemunho da vulnerabilidade humana que se interliga num gesto dedicado com o cuidador responsável, que serve o outro, e que faz muitas vezes a ponte entre o mundo real dos utilizadores dos balneários e a vida sonhada, que alguns ainda têm esperança de conseguir alcançar.