BIB - Documentos de Conferências / Conference Objects
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- C.I. como agente (in) discreto na missão de BolonhaPublication . Pinto, Maria João; Fernandes, SofiaThis communication intends to contribute to the process of boosting the profile of Information Science, particularly in the context of iberian Higher Education libraries. The aim is to demonstrate how the work of CI has a vital and important role with regard to the challenges offered by the Treaty of Bologna, and thus seek to spread strategies, measures and joint efforts by a European University of Knowledge. Since the Higher Education with the new values and perspectives of teaching arising from the Bologna Process, it makes sense to briefly present their objectives, assumptions and pedagogical innovations to be felt. Some implications are examined in academia from the case in question, particularly in the libraries of higher education. Following the impact that the new model is, in this context, will be demonstrated the importance of Information Science at the library of Higher Education to be able to meet the new challenges raised and have a proactive contribution to a collective and competent learning. Finally, expose a brief conclusion on the partnership of the professional in Information Science in social responsibility and education for the future.
- O contributo do marketing relacional na satisfação e fidelização dos utilizadores de bibliotecas universitáriasPublication . Ribeiro, Célia; Figueiredo, Elisabeth; Passos, Clotilde; Campos, Sofia; Pereira, Paulo; Couceiro, Ana Paula
- A criar futuro no presente: as Bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa e o processo de Research AssessmentPublication . Catanho, Cláudia; Dias, João; Marçal, Bruno
- A criar futuro no presente: as Bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa e o processo de Research AssessmentPublication . Catanho, Cláudia; Dias, João; Marçal, BrunoA avaliação da investigação permite monitorizar, garantir a qualidade e promover as atividades de ciência e de tecnologia. Em 2022, A Comissão Europeia publicou o Agreement on Reforming Research Assessment, que define o percurso a ser seguido por investigadores e instituições científicas, para reformar as práticas de avaliação da investigação, com o objetivo geral de maximizar a sua qualidade e impacto. O Acordo inclui os compromissos e prazos para as reformas e estabelece os princípios para uma coligação de instituições dispostas a trabalhar em conjunto na implementação das mudanças. Tendo como base o documento da Comissão Europeia, apresentamos um estudo de caso das Bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa e o seu papel relativamente ao desenvolvimento de esforços para o cumprimento desse acordo.
- Ecossistema de plataformas de gestão de ciência e publicação geridas pelas Bibliotecas da Universidade Católica PortuguesaPublication . Catanho, Cláudia; Dias, João
- Estruturar e operacionalizar a rede de bibliotecas de uma instituição de ensino superior: o caso da Universidade Católica PortuguesaPublication . Folque, Ana; Marçal, Bruno; Tomé, Isabel
- Formação de utilizadores no domínio da Ciência Aberta no contexto da implementação de um sistema CRISPublication . Marçal, Bruno; Folque, Ana; Dias, João; Catanho, Cláudia; Perdigão, MariaA missão das Bibliotecas de Ensino Superior (BES) tem vindo a alinhar-se com os objetivos transversais das suas instituições, em grande medida orientados para os resultados que decorrem da sua atividade ao nível da investigação, bem como para as questões relacionadas com a Ciência Aberta, promovendo a criação de novos serviços. No caso da Universidade Católica Portuguesa, a recente implementação de um sistema CRIS (Current Research Information System), o Ciência-UCP, associado à necessidade de promover junto da sua comunidade um debate participado com vista à criação de uma Política de Ciência Aberta, motivaram o desenvolvimento de algumas atividades formativas. As referidas ações de formação, estrategicamente realizadas nos meses que antecederam a entrada em produção do novo sistema de gestão de informação científica, abarcaram temas como o Acesso Aberto, Dados de Investigação, Ciência Cidadã ou mesmo a Responsabilidade na Investigação e Inovação, mas também ao nível da gestão de perfil do investigador (CIÊNCIAVITAE, ORCID, Scopus e Web of Science). De novembro de 2020 a fevereiro de 2021 foram realizadas 16 sessões de formação, dirigidas a investigadores e docentes. Como complemento a estas iniciativas, foram prestados outros serviços de apoio, tais como, sessões de esclarecimento individualizadas e a partilha de diversos materiais informativos.
- From Universidade Católica Portuguesa to the world: the new routes of research assessmentPublication . Marçal, Bruno; Catanho, Cláudia; Dias, João
- Gaining a sustainable IR: thinking SWOTPublication . Pinto, Maria João; Fernandes, Sofia
- Gaining a sustainable IR: thinking SWOTPublication . Pinto, Maria João; Fernandes, SofiaThis paper aims to reflect about the next steps and challenges to gain sustainably to our Institutional Repositories (IR’s). We first reference the earlier stage of creating and getting start in the IR: what was needed to do, how we make it and how we are right now. As most of the universities have an IR, now we are starting to think about what is going next. The objective is to reflect, in a practical and objective way, what we need to do. And we purpose to present a brief and concise vision SWOT analysis to each step of the way. Our goal is to reflect about our challenges and prepare ourselves to what will it require.
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